Frederico Figueiredo defende título com vitória

Frederico Figueiredo

Frederico Figueiredo (Efapel) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, uma curta ligação de 85,3 quilómetros, entre o Turcifal e a Serra do Socorro.

Texto / foto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Frederico Figueiredo começou da melhor forma a defesa do título

O vencedor da edição tansata da corrida começou da melhor forma a defesa do título.

Atacou na íngreme escalada da serra do Socorro para cortar a meta isolado.

O campeão nacional de fundo, José Neves (W52-FC Porto), foi o segundo e João Benta (Rádio Popular-Boavista) foi o terceiro, ambos a 15 segundos do vencedor.

António Soto, André Domingues e Frederico Figueiredo

A etapa foi movimentada desde o início.

Ao quilómetro três atacaram Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), Marvin Scheulen (LA Alumínios-LA Sport), Antonio Soto (Euskaltel-Euskadi), David González (Caja Rural-Seguros RGA) e Gustav Basson (ProTouch). Pouco adiante juntou-se-lhes Gonçalo Amado (Antarte-Feirense).

A vantagem da fuga aproximou-se dos 3 minutos, mas a W52-FC Porto assumiu o comando do pelotão e manteve os escapados a uma distância facilmente anulável mesmo numa viagem tão curta.

Os fugitivos foram perdendo fôlego, o grupo desmembrou-se e a aventura terminou menos no sopé da serra.

Na Serra do Socorro destacaram-se os trepadores

Nas rampas do Socorro destacaram-se os melhores trepadores.

A seleção aconteceu serra acima. A 600 metros do final, quando a cabeça de corrida era composta por seis corredores, Frederico Figueiredo atacou para a vitória.

Como a etapa era só de tarde, viemos cá hoje de manhã reconhecer o percurso. Vi que a 600 metros do fim as rampas eram muito duras e que era esse o local para atacar”, conta o vencedor da etapa.

Com as bonificações, Frederico Figueiredo comanda com 19 segundos de vantagem sobre José Neves e com 21 à melhor sobre João Benta.

Frederico Figueiredo

Nesta época tinha como primeiro objetivo a Volta ao Algarve, mas não me correu bem, pois fraturei o escafóide.

O segundo objetivo era o Troféu Joaquim Agostinho.

Depois de ter ganho no ano passado, vou lutar com unhas e dentas para segurar a camisola amarela e para dar a vitória à Efapel”, promete o comandante, que é também o primeiro nas classificações da montanha e dos pontos.

Antonio Soto aproveitou a fuga para vestir a camisola das metas volantes e André Domingues (Efapel) é o melhor jovem. Por equipas manda também a Efapel.

Troféu Joaquim Agostinho homenageou Carlos Bernardes

Antes da partida para a etapa, a organização do Troféu Joaquim Agostinho homenageou Carlos Bernardes, recentemente desaparecido e que, enquanto presidente da Câmara de Torrres Vedras, sempre apoiou a corrida e envidou todos os esforços para tornar possível a estreia da serra do Socorro como ponto final de uma etapa da competição.

A prova continua neste sábado

A segunda etapa parte às 12h45 da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, terminando, cerca das 16h45, na Variante Poente, na quarta passagem pela meta.

É o dia do tradicional circuito de Torres Vedras, que, entre outros pontos de interesse, inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.

Parceiros