Associação Desportiva de Cabroelo, uma história de suor

Associação Desportiva

Depois de muito esforço, a 19 de novembro de 1994, nascia a Associação Desportiva de Cabroelo com o objetivo de promover e fomentar o desporto e a cultura junto dos seus associados e população.

Tendo uma especial incidência nos desportos de natureza que diga-se, ainda se mantêm de viva e boa saúde até aos dias que correm depois de esta já ter completado mais de 1/4 de século.

Leia também mais informação sobre o evento que esta Associação vai organizar

TVO “As Nossas Raízes Nos Vossos Passos”

Associação Desportiva de Cabroelo
Fundadores nas festividades do 25º aniversário da ADC

Os Selvagens

Associação esta que foi fundada depois de durante diversos anos os “aventureiros” da pacata Aldeia Rural Preservada de Cabroelo já se atreverem, no meio florestal, na modalidade de orientação, auto-intitulados como “OS SELVAGENS“.

Associação Desportiva
(Os Selvagens)

Cesário Ferreira

Falar da ADC é, orgulhosamente, falar de CESÁRIO FERREIRA! E que senhor!

Um homem que, incessantemente, trabalhava em prol da ADC e que transformou uma humilde associação do sul do concelho de Penafiel numa das referências da orientação nacional.

Associação Desportiva
Cesário Ferreira numa prova de BTT

Associação Desportiva de “NATUREZA” Cabroelo

Neste momento contam já com 6 modalidades (orientação, ori-btt, btt, trail, futebol e futsal), sendo que 4 delas caracterizam-se como desportos de natureza.

A ânsia de crescimento é tanta, que a cada ano acolhem mais modalidades para os seus quadros, como é o caso do Futsal que surgiu em 2021 como uma nova modalidade da associação.

Associação Desportiva
Luís Ferreira em prova no Aguiar da Beira “O” Meeting

Orientação, modalidade rainha da Associação Desportiva de Cabroelo

Filiada desde 2001 na Federação Portuguesa de Orientação, a ADC tem na orientação a sua modalidade de referência contando já com diversos campeões nacionais nas diferentes especialidades.

Associação Desportiva
Evolução do logótipo da ADC, com a inclusão do símbolo da sua modalidade de referência, a bússola

A orientação é uma modalidade bastante holística, que alia em si a vertente física na corrida, com a vertente cognitiva na constante tomada de decisões e escolha de opções nos percursos a percorrer durante a prova.

Torna-se assim uma modalidade muitíssimo rica e divertida de praticar, uma vez que desafia continuamente os atletas, tal como os coloca em constante contacto com a natureza.

Associação Desportiva
Eduarda Moreira em prova no NAOM

ORI-BTT

Aliada à anterior, com filiação na mesma federação, a modalidade de Orientação em BTT é também ela uma modalidade por nós bastante praticada onde, para além de campeões nacionais, contamos com uma atleta com chamadas à seleção nacional da modalidade, representando Portugal nos Junior World MTBO Championships 2016.

Associação Desportiva
Bebiana Alves em representação de Portugal na modalidade de ORI-BTT

No mesmo evento contamos com mais 4 dos nossos atletas enquanto voluntários da Federação Portuguesa de Orientação, auxiliando durante 1 semana na organização do evento que trouxe atletas de todo o mundo a Águeda.

Associação Desportiva
Eduarda, Luís, Pedro e Cristina como voluntários no mundial de ORI-BTT

Dos “Esperanças de Cabroelo” à Associação Desportiva de Cabroelo

À semelhança dos “Selvagens” na orientação, os “Esperanças de Cabroelo” era a designação para o grupo de amigos que se juntava para dar um pontapés na bola e realizar uns encontros sempre agradáveis de assistir por parte da população da Aldeia, enquanto a ADC não seria fundada.

Como tal, a paixão pela bola está enraizada no seio da nossa associação desde a sua fundação, o que levou a que durante muitos anos participasse no campeonato de Futebol amador do concelho de Penafiel, entre 1994 e 2000.

Possibilitou que o clube nesta altura possua umas infraestruturas dotadas com um campo de Futebol de 11 que, uma vez que não nos encontramos a competir na modalidade, servem de suporte à organização de vários eventos desde orientação, trail, entre outros.

Equipa de Futebol da ADC orientada por Jorge Ferreira

Futebol… e atualmente Futsal na Associação Desportiva de Cabroelo

Recentemente, em 2021, no sentido de dar resposta à vontade dos mais jovens de voltarmos a ter uma equipa que defendesse as cores da ADC nos campeonatos locais e que colocasse a bola a rolar novamente, o futsal chegou à nossa associação, inserido no campeonato da Fundação INATEL.

ADC na Liga de Futsal INATEL 2021/2022

Trail

Por último mas não menos importante, o Trail. Modalidade esta que traz também ela muitas alegrias à ADC, muito por conta da atleta Maria Loureiro. Uma atleta irreverente, que prova ante prova está na disputa dos lugares cimeiros da classificação.

Maria Loureiro na 1ª edição do TVO

Do “Serra da Boneca” ao “Volta às Origens”

Após 3 edições do “Trail Serra da Boneca“, a Associação Desportiva de Cabroelo decidiu reconfigurar e rejuvenescer o Trail, nascendo assim o ”Trail Volta às Origens“.

Depois de acharmos que a ideia do Trail Serra da Boneca se tinha esgotado, tínhamos a convicção de que a Aldeia de Cabroelo tinha algo mais que poderia oferecer a uma modalidade como o Trail… dar a conhecer aos que nos visitam as nossas origens.

Associação Desportiva

Fizemos um reset completo aos percursos, reunimos todos os que poderiam ser locais de interesse nas redondezas e colocamos a ideia em prática.

Dessa forma, tentamos transportar para o Trail tudo o que caracteriza as nossas raízes…alegria, boa disposição e uns locais magníficos para visitar.

Depois de uma 1ª edição em 2020 de sucesso, desenhamos por esta altura os últimos detalhes para a 2ª edição, a realizar a 6 de março, onde iremos procurar atingir a marca do milhar de participantes. Embarca conosco nesta aventura!

Os meios da Associação e do evento que vão organizar

Página da ADC.
Instagram da ADC.
Página do TVO.
Evento TVO.
Instagram do TVO.
Inscrições/regulamento TVO.

Parceiros