TAÇA DA EUROPA DE QUARTEIRA – O QUE ESPERAM OS TRIATLETAS?
Taça da Europa de Quarteira - Conferência Imprensa - Foto: revista Triatl3ta
Share the post "TAÇA DA EUROPA DE QUARTEIRA – O QUE ESPERAM OS TRIATLETAS?"
O Triatlo de Quarteira Professor Carlos Gravata existe desde 2009 e em 13 edições da Taça da Europa de Quarteira internacionais contou com:
- 2573 participações na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira;
- 1509 atletas internacionais diferentes;
62 nacionalidades diferentes, dos 5 continentes do mundo.
Depois de 17 medalhas e quatro vitórias nacionais, Portugal recebe mais uma Taça da Europa de Quarteira, eleita por muitos atletas de topo mundial.
Fonte: Federação Triatlo de Portugal
João Pereira o atleta mais velho na Taça da Europa de Quarteira
O atleta mais velho desta competição, é João Pereira, e conta já com sete participações.
«É difícil antecipar um resultado porque é primeira prova e não sabemos qual o estado de forma dos atletas, mas vou dar o meu melhor e ficarei contente independentemente do resultado.»
Sobre o conhecido apoio do entusiasta público em Quarteira, João afirmou que apesar de aumentar a pressão, ajuda na conquista da vitória!
Boas recordações de Quarteira para Melanie Santos
Melanie Santos afirmou que tem sempre boas recordações de Quarteira, onde já participou oito vezes e onde foi já também medalhada.
«É sempre um prazer competir em Quarteira, uma prova muito especial para mim».
A atleta nacional melhor colocada no ranking mundial comentou que a sua primeira competição da época (primeira etapa do Campeonato do Mundo em Abu Dhabi) não teve o resultado que ambicionou, mas vai dar o melhor nesta prova!
Jonathan Brownlee, é o triatleta mais premiado de sempre nesta competição
Jonathan Brownlee, que já foi campeão mundial da modalidade e com três medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, é o triatleta mais premiado de sempre nesta competição.
Afirmou que resolveu participar na Taça da Europa de Quarteira por ser a primeira prova da época que reúne boas condições e bom tempo.
«Já tinha ouvido falar muito desta competição, é muito famosa entre os atletas porque existe há muitos anos e também do seu percurso desafiante.
Outra razão é que tenho treinado muito, estou em boa forma, levo a minha carreira muito a sério e nesta competição posso aliar objetivos de diversão e desafio!»
O principal objetivo de Brownlee para 2023 é a qualificação olímpica: «Pensava que Tóquio 2020 seriam os meus últimos jogos, mas consegui superar-me para Paris 2024.
Quero participar nas olimpíadas para ser competitivo e lutar por uma medalha se não, não vou!» .
Brownlee tem um mentor da sua carreira, o seu irmão Alistair Brownlee, triatleta também de muito sucesso, que afirma ser o maior inspirador da sua carreira, apoiando-o em todas as situações e ajudando-o a ultrapassar os obstáculos.
«O maior erro da minha vida foi não acreditar em mim e por isso deixo um conselho aos (irmãos) mais novos: que acreditem sempre neles próprios para alcançarem os objetivos!»
Taça da Europa Júnior
Quanto aos atletas juniores que irão participar na Taça da Europa Júnior, a realizar-se no domingo, 26 de março, Matilde Santos afirmou que irá representar o país da melhor maneira, e que os juniores gostam sempre de surpreender, até porque as circunstâncias mudam muito rapidamente nesta categoria.
João Nuno Batista contou que é um prazer competir em Quarteira, prometendo que irá dar o seu melhor.
«Uma prova de Triatlo depende de muitas variantes, vou construindo a estratégia durante a competição», conclui o júnior nacional que foi vice-campeão do mundo em Quarteira, em 2021.
Siga a prova em direto aqui:
Taça da Europa de Quarteira, sábado, 25 de março
Elites:
Feminina: 13h45
Masculina: 16h30
Taça da Europa de Quarteira (júnior), domingo, 26 de março
Juniores:
Feminina: 8h45
Masculina: 10h00
Taça de Portugal:



