PRAIA DE LAGIDO, MUITA AÇÃO E EMOÇÃO
Guilherme Ribeiro - Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas
É já hoje, sexta-feira, pelas 8.00h, que começa na Praia do Lagido, o Peniche Pro, 5ª e última etapa da Liga Surf, a 1ª divisão do surf português, e que decorre até domingo na praia do Lagido, em Peniche.
Está tudo a postos para três dias de muita ação com a presença da elite do surf nacional deixando antever uma prova emocionante que vai decidir os campeões nacionais masculinos e femininos.
Leia também
TÍTULOS NACIONAIS VÃO DECIDIR-SE EM PENICHE
Texto: ANSurfistas
Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas
Três dias de muita ação e emoção na Praia de Lagido
“Vamos ter uma competição com condições favoráveis tanto em termos de ondas como de vento para a Praia do Lagido.
Infelizmente, o tempo irá permanecer instável, mas o que interessa são as condições dentro de água, as quais prometem ser bastante indicadas para encontrarmos os melhores de Portugal.” declarações de Francisco Morgado – Diretor de Prova
O atual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, chega a Peniche na frente do ranking Go Chill sendo um dos quatro candidatos ao título juntamente com Joaquim Chaves, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas.
Do lado feminino, o título irá ser disputado pela campeã nacional de 2021, Francisca Veselko, e por Gabriela Dinis que este ano conquistou o título nacional Pro Júnior.
Cenários Título Nacional Masculino
Joaquim Chaves garante o título com um 3º lugar (uma vez que contam os quatro melhores resultados do ano)
Se Joaquim Chaves alcançar o 9º lugar, Guilherme Ribeiro já só entra nas contas se vencer
A partir do momento que Joaquim Chaves pontuar, Afonso Antunes e Francisco Ordonhas estão fora da corrida ao título nacional
Cenários Título Nacional Feminino
Francisca Veselko garante o título com um 5º lugar
Gabriela Dinis só entra nas contas do título nacional se vencer
“O Lagido é uma onda perfeita para fazer a prova”
No que respeita aos surfistas locais de Peniche destaque para a presença de Guilherme Fonseca e Matias Canhoto que representam o presente e o futuro do surf de competição da Capital da Onda.
Guilherme Fonseca – Atual Top 13 da Liga MEO Surf 2023 e surfista local de Peniche
“Vou sem grandes expectativas porque já não tenho hipótese de ser campeão nacional, mas vou aproveitar o momento e tentar divertir-me ao máximo.
Tenho andado a treinar muito tanto na água, como no ginásio. Estou preparado para surfar esta ondulação grande e vai ser um prazer competir em casa.
Espero que o campeonato acabe com condições extremas já que vai dar boas ondas. O Lagido é uma onda perfeita para fazer a prova.
Segundo as previsões haverá bastante swell com vento sul que ali é offshore. Vamos ter boas condições e com oportunidades para fazer bom surf.
Acho que com estas previsões não havia melhor sítio em Portugal para fazer esta prova.
É uma onda em que me sinto bastante confortável pois, basicamente, nasci a surfar ali. É
uma onda que encaixa bem no meu surf de backside, estou com boas pranchas e com bom ritmo de surf.”
“Fazer o meu melhor surf, sem pressões”
Matias Canhoto – 3º classificado na 1ª etapa da Liga MEO Surf 2023 e surfista local de Peniche
“É sempre ótimo haver uma etapa da Liga MEO Surf a passar em Peniche, com altas ondas.
Depois da 1ª etapa na Figueira da Foz em que alcancei um 3º lugar, infelizmente, lesionei-me não podendo fazer as restantes etapas.
Felizmente mais tarde consegui recuperar, atingi alguns objetivos juniores a nível internacional e nesta última etapa vou tentar fazer o meu melhor surf, sem pressões. Muito obrigado à ANS.”

