Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Académica de Coimbra alcança 5º lugar na Europa League

A Associação Académica de Coimbra encerrou a presença na ‘Europa League’ de Judo, com um 5º lugar. A competição, que terminou este domingo, 17 de novembro, realizou-se em Odivelas e fez parte dos ‘Judo European Club Championships – Odivelas 2019’.

Os Melhores Judocas do Mundo voltaram a pisar os tatamis do Pavilhão Multiusos de Odivelas, pelo segundo dia consecutivo, após a realização da ‘Champions League’ deste sábado que coroou o Sporting CP como Bicampeão Europeu.

Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020 recebeu, este domingo, 2 Equipas Portuguesas: a Associação Académica de Coimbra, no feminino, e os Salesianos, no masculino.

Associação Académica de Coimbra
Associação Académica de Coimbra

Associação Académica de Coimbra discutiu o acesso à final

Depois de conseguir atingir as meias-finais, durante os combates desta manhã, a equipa feminina da Associação Académica de Coimbra discutiu o acesso à final com o Ujisk Slavija. Nadezda Petrovic e Eteri Liparteliani colocaram as servias em vantagem por 2-0, superando Teresa Santos (-52 kg) e Ana Sousa (-57 kg).

As atletas espanholas do Académica, Sarai Padilla Guerrero e Sara Rodriguez, conseguiram recuperar e empatar o confronto, derrotando Anja Obradovic e Megan Fletcher, respetivamente. Num combate equilibrado, Patrícia Sampaio ganhou vantagem sobre Milica Zabic, chegando a ser marcado ‘ippon’ e festejado nas bancadas, mas, após análise, a equipa de arbitragem reverteu a decisão para ‘wazari’. Poucos segundos depois, a judoca servia conseguiu pontuar o ‘ippon’ decisivo, que fixou o marcador em 2-3.

académica

Na luta pelo Bronze, a Académica com dignidade

Na luta pelo Bronze, a Académica encontrou o Olymp Krasnodar. As ‘estudantes’ contaram com Catarina Costa (-52 kg), que recupera de lesão, mas quis dar o seu contributo à equipa. A internacional portuguesa defrontou Tatiana Aiakina, mas não conseguiu ultrapassar a sua adversária.

Ana Sousa (-57 kg), no combate seguinte, também cedeu perante Katerina Dotcenko. No terceiro combate voltou a repetir-se a vitória russa, com Mariia Gryzlova a vencer Sarai Padilla Guerrero. Já com o desfecho conhecido, a equipa lusa conseguiu pontuar, com o triunfo de Sara Rodriguez sobre Ekaterina Denisenkova.

A Bicampeã Europeia de Juniores, Patrícia Sampaio, trouxe algum equilíbrio ao marcador, fazendo o 2-3, com a vitória perante Olga Artoshina. Com este resultado, a Associação Académica de Coimbra termina num digno 5º lugar, na sua estreia em provas internacionais.

O conjunto de Coimbra teve a companhia de Ujisk Slavija (SRB), US Orleans Loiret (FRA), SGS Judo (FRA), Olymp Krasnodar (RUS) e Blanc-Mesnil SJ (FRA) no quadro feminino. A final foi disputada entre Ujisk Slavija e US Orleans Loiret, terminando com a vitória francesa.

“A prestação da Académica foi brilhante”

O Treinador da Associação Académica de Coimbra – João Neto referiu “A prestação da Académica, na sua estreia em competições europeias, foi brilhante. Acho que tivemos alguma infelicidade, sendo que na meia-final chegámos a festejar estar na final. Penso que foi um movimento no limite entre uma técnica e a outra, havendo dúvida entre ‘wazari’ ou ‘ippon’, mas nós somos humanos e ficámos extremamente felizes, pois era a primeira vez que iriamos à final.

Perdemos um pouco o foco, mas penso que se não o fizéssemos não faria sentido estar aqui, pois não havia emoção nem festejávamos. Não conseguimos regressar novamente à realidade de continuar a combater, mas estou extremamente orgulhoso delas. Para estreia, penso que, quer as atletas do clube, quer as que nós contratámos, tiveram mesmo o espírito da nossa equipa e tivemos muito perto de estar no pódio. Estou muito satisfeito.

Estive algum tempo a refletir se havíamos de participar nesta prova ou não. Contudo, sendo em casa, penso que não poderíamos falhar. Deu-nos outra perspetiva do nosso valor e daquilo que podemos fazer na Europa. Para o ano, com uma grande certeza, vamos voltar a participar.

Salesianos Judo
Salesianos Judo

Salesianos fizeram sua estreia em provas internacionais

Relembramos que os Salesianos se estrearam em provas internacionais de judo, realizando 2 encontros, primeiramente contra o Nice Judo e, na repescagem, com o TSV Abensberg. Os lisboetas começaram com um confronto equilibrado, que pendeu para o lado francês (2-3). Contra os alemães, na repescagem, os portugueses não se conseguiram impor (0-5), sendo afastados em definitivo da prova, em 9º lugar.

“Somente por gosto da competição de judo”

A equipa dos Salesianos fez hoje a sua estreia em provas internacionais e esteve bem, mesmo sendo uma prova muito forte. Perdemos 3-2 no primeiro encontro e talvez o resultado pudesse ter sido ao contrário se um dos nossos atletas, que não pôde estar presente, tivesse vindo, uma vez que o seu judo se encaixava melhor com o de -81 kg, onde nós perdemos. Isto não quer dizer que o atleta que competiu na sua vez não seja forte, mas realmente não se encaixava tão bem.

No segundo encontro, a equipa adversária era superior à nossa, já num escalão diferente, por isso foi o possível conseguido. Esta participação foi pontual, não é para continuar, uma vez que é muito caro participar neste tipo de provas. Contudo, como a prova se realizou em Portugal, com condições especiais, nós aproveitámos a oportunidade.

Teríamos muito gosto em continuar a participar neste tipo de eventos, mas nós somos uma equipa amadora, sem meios de financiamento para este tipo de participações, por isso fazemo-lo somente por gosto da competição de judo.” declarou o treinador dos Salesianos de Lisboa – Eduardo Garcia

Além dos Salesianos, a vertente masculina contou com a presença de JSC Edelweiss Grozny (RUS), Aris Thessalonikis (GRE), SGS Judo Sainte-Geneviéve (FRA), Sucy Judo (FRA), Olymp Krasnodar (RUS), TSV Abensberg (GER), Fighter Tbilisu (GEO), Nice Judo (FRA), JC Kinezis Nis (SRB) e JC Rakovica Belgrade (SRB). A competição foi ganha pelos georgianos do Fighter Tbilisu, após vencer a final contra o Sucy Judo, por 3-2.

Texto: Analima

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta