Aldeia Mineira recebe V Trail Vitoriano

Na vila centenária de Ermidas Sado, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, vai decorrer a 17 de novembro, mais uma edição do Trail Vitoriano, será a V edição deste evento que veio movimentar as gentes da terra, e dar a conhecer a localidade e a sua aldeia mineira a todo o mundo.

Mina do Lousal e a aldeia mineira
A Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola.
Vitória Futebol Clube Ermidense
Na década de 50 surge uma nova coletividade recreativa e desportiva, em Ermidas Sado, o “Vitória Futebol Clube Ermidense“.
Depois do desaparecimento de coletividades anteriores e de um reaparecimento da Sociedade Primeiro de Janeiro entre 1950 1954 e o surgimento de um novo grupo de futebol em 1949/50, batizado pelo seu fundador, o Sr. Álvaro Guerreiro, de União Sado, equipando de camisolas amarelas e calções pretos. A população sentia falta de uma agremiação com aquelas características; pois a terra tinha algumas tradições neste domínio, nomeadamente ao nível do futebol.
Foi pensando assim, que um grupo de jovens aficionados do futebol, organizaram-se e começaram a angariar associados, mesmo sem terem nome para o novo clube, utilizando como único argumento a necessidade de formar uma nova coletividade ligada ao futebol e que representasse toda a comunidade.
Algum tempo depois e, necessitando oficializar a nova agremiação, falaram com o Sr. Cabrita, proprietário do Café Vitória, para que se juntassem no seu café algumas pessoas com mais experiência, dinâmicas e capazes de darem inicio ao processo de oficialização.

Fundação do Clube inicia-se em 1954
Foi assim, que ainda em 1954 se juntaram novamente e daí saiu a determinação da fundação do novo clube e já com o nome de Vitória, nome que advém do topónimo do café, que serviu de sede às reuniões fundadoras.
A fundação oficial foi em 21 de fevereiro de 1956. A sua primeira Direção foi composta pelo Presidente, José Cabrita, Secretários e Tesoureiros, Eduardo Iria, Manuel Pereira Godinho, e Abílio Garcia.
Em 1957, o VFCE funciona já numa nova sede, mas ainda emprestada. É ainda em 1957 que o clube, por razões logísticas se torna na primeira filial do Vitória Futebol Clube de Setúbal, vestindo as suas equipas as cores deste prestigiado Clube.
Em 1965 é inaugurada a sede propriedade do Clube, onde ainda hoje funciona.
São várias as modalidades que neste momento dinamiza, proporcionando que muitos dos residentes na região possam praticar a actividade física.
V Trail Vitoriano
O V Trail Vitoriano é um evento de natureza desportiva, organizado pela secção de atletismo do Vitória Futebol Clube Ermidense, com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Juntas de Freguesia de Ermidas Sado e de Azinheira de Barros, Guarda Nacional Republicana e Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Ermidas Sado, OPraticante.pt entre outros.
O Trail Vitoriano tem como objetivo promover Ermidas Sado, dando a conhecer a todos os participantes, o seu património incluido a Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira, e toda a natureza envolvente, tendo como base a prática desportiva.
Luís Matos será o padrinho do evento
Luís Matos atleta do G.D.R. São Francisco da Serra será o padrinho evento conjuntamente com a equipa da Run Crew Trail Montijo, e OPraticante.pt foi ouvi-lo, saber o que sentiu sobre este convite: “É para mim um orgulho, e foi com grande gosto que aceitei o convite, para apadrinhar o V Trail Vitoriano.”
Acrescentando “Para além de já ter vestido as cores do Clube, Vitória Futebol Clube Ermidense, sei que todo o staf estará empenhado a 100% para proporcionar um grande convívio desportivo, em Ermidas Sado, tal como nas edições anteriores.”

Página do evento.
Página do Vitória Futebol Clube Ermidense.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Henrique Dias
Fotos: Cedidas pela organização e de Patrícia Chainho – Photos & Photos