Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail Vitoriano um sucesso em Ermidas do Sado

Com organização da secção de atletismo do Vitória Futebol Clube Ermidense, apoiado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Juntas de Freguesia de Ermidas do Sado e Azinheira de Barros, Guarda Nacional Republicana no que diz respeito a travessias com transito e a Cruz Vermelha Portuguesa, disponível para qualquer ocorrência carente de primeiros socorros, estiveram reunidas as condições para a realização do IV Trail Vitoriano em Ermidas do Sado, no passado dia 18 de Novembro.

Vitória Futebol Clube Ermidense

Na década de 50 surgiu uma nova coletividade recreativa e desportiva, em Ermidas Sado, o “Vitória Futebol Clube Ermidense“.

A fundação oficial foi em 21 de fevereiro de 1956. A sua primeira Direção foi composta pelo Presidente, José Cabrita, Secretários e Tesoureiros, Eduardo Iria, Manuel Pereira Godinho, e Abílio Garcia.

Em 1957, o VFCE funciona já numa nova sede, mas ainda emprestada. É ainda em 1957 que o clube, por razões logísticas se torna na primeira filial do Vitória Futebol Clube de Setúbal, vestindo as suas equipas as cores deste prestigiado Clube.

Em 1965 é inaugurada a sede propriedade do Clube, onde ainda hoje funciona.

Hoje o clube é uma referência na região, e envolve-se em outras actividades, proporcionando que a região seja mais conhecida através dos eventos que também organiza.

Filipe Pardal director da prova no breffing aos atletas

 

IV Trilha Vitoriana de Ermidas do Sado

Para o sucesso do Trail Vitoriano contribuíram os mais de 120 inscritos para o trail de 19 km, os mais de 80 inscritos para a corrida de 12 km e os mais de 120 caminheiros, que no seu conjunto formaram uma excelente moldura humana que brindou de sucesso a vila de Ermidas do Sado, e onde mais uma vez podemos assistir à participação de Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que marcou presença com a equipa que representa o Futebol Clube Alvaladense, e após a sua participação colaborou na entrega dos prémios.

Equipa do Futebol Clube Alvaladense de que o presidente da autarquia de Santiago do Cacém – Álvaro Beijinha representa.

Enquanto atleta e Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, quero Felicitar o Vitória Futebol Clube Ermidense pela excelente organização do IV Trail Vitoriano.
Esta prova, na qual tive o privilégio de participar, insere-se dentro da estratégia que a Câmara Municipal tem procurado na sua política para o desporto, ou seja, afirmar o nosso município pela prática desportiva eclética e onde a corrida tem assumido cada vez mais um papel de destaque.
A todos os meus parabéns e para o ano lá estarei.
Um forte abraço” foram as palavras do Presidente da autarquia, Álvaro Beijinha após a sua participação.

Álvaro Beijinha – presidente da autarquia de Santiago do Cacém

Neste dia de desporto, aventura e festa, proporcionados pelo Vitória Futebol Clube Ermidense, o Trail Vitoriano percorreu a zona circundante de Ermidas do Sado, com passagens por Azinheira de Barros, Mina do Lousal e Lousal, num circuito com perfeitas marcações, excelentes trilhos e com diversos elementos da organização nos pontos mais importantes e de maiores dificuldades do percurso.

Inicio da caminhada

Trail Vitoriano

Sandra Rocha a vencedora feminina

A prova principal do evento seria o Trail Vitoriano que na sua IV edição teve como vencedora feminina, Sandra Rocha – Run Crew Trail Montijo, com o tempo de 1h47h23s, a controlar a prova e a conseguir uma vantagem final de 4 minutos sobre a segunda classificada Paula Trindade99 Provas Gratuitas Team, com o tempo de 01h51m30s. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por Ana AmaroAMC, a concluir a prova com o tempo de 1h58m49s.

Sandra Rocha- Run Crew Trail Montijo na frente

Vitória masculina obtida ao sprint

O vencedor masculino do trail, José Antunes – Clube Atletismo Odimarq, a percorrer a distância de 19 km em 01h16m47s, conseguiu a vitória numa luta renhida pelo primeiro lugar com Rui DoloresAmiciclo Grândola, a chegar apenas 12 segundos depois. No terceiro lugar e a 33 segundos do primeiro classificado e seu colega de equipa, ficou classificado Mário Cassaca – Clube Atletismo Odimarq, com o tempo de 1h17m20s.

Rui Dolores – Amiciclo Grândola na frente

Mini Trail – 12 kms

Em femininos venceu Susana Braga

Na prova de corrida dos 12km, Susana Braga – Individual, esteve irrepreensível e apenas necessitou de 1h03m11s para conquistar o primeiro lugar do pódio, deixando a segunda e terceira posições para as suas adversárias directas, Margarida PedroOs Kotas e Sónia Luz  – Individual, com os tempos de 1h10m13s e 1h13m25s, respectivamente.

Mostrar na linha de chegada

Na vertente masculina da corrida de 12km, o despique foi renhido até final, tendo Alexandre PimpãoNARM-Messejana, e tempo 46m36s, levado a melhor sobre Emanuel DiogoGDR São Francisco da Serra, com o tempo de 46m40s. O terceiro posto foi ocupado por Luciano ContenteCasa Benfica Seixal, com o tempo de 51m16s.

OPraticante.pt esteve presente no evento pela pessoa do seu líder David Silva, a concluir o trail de 19km com o honroso tempo de 1h88m24s e pelo Francisco Heitor, com 2h10m59s, numa prova espectacular em que este ultimo não conseguiu evitar uma valente “escorregadela” na lama quando descia para uma ribeira, nada que não tenha acelerado o ritmo neste segmento em especial mas que abrandou logo de seguida.

David Silva, Amália Mendes – Sócia gerente OPraticante.pt, António Casinhas e Fátima Casinhas – Os Kotas e Francisco Heitor – OPraticante.pt

De parabéns todos os intervenientes na organização, desde secretariado, briefing, percursos, assistências, abastecimentos e almoço de convívio final. Evento a não perder em futuras edições.

Belo almoço oferecido pela organização

Os atletas tiveram ainda à sua disposição no fianl das suas prestações um serviço de massagens prestado pela Acupumed através de Joaquim Ribeiro e de outros seus colaboradores.

Joaquim Ribeiro da Acupumed desenvolvendo a sua actividade

E para terminar no âmbito da relação de parceria, e de amizade existente (vai fazer dez anos em fevereiro de 2019) entre este projecto OPraticante.pt e Os Kotas, que estes segundos proporcionaram no âmbito de uma parceria com o Hotel Vila Park de Vila Nova de Santo André, uma maravilhoso fim de semana proporcionado aos nossos representantes naquela unidade hoteleira, e por coincidência o quarto atribuído foi o número do dorsal atribuído ao David Silva.

OPraticante.pt, os seus representantes manifestam a todos o seu profundo agradecimento pela cooperação, apoio  a Os Kotas, ao Hotel Vila Park, ao Vitória Futebol Clube Ermidense na pessoa do Filipe Pardal e todos os elementos que constituíram o staff do evento, para que pudessem marcar presença neste evento, em 2019 voltaremos.

Equipa de Os Kotas, com a presença de elementos de OPraticante.pt e do presidente do Município de Santiago do Cacém – Álvaro Breijinha

Classificações.

[dividir ícone = “círculo” width = “médio”]

Texto: Francisco Heitor
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta