Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Alentejana – Cinco dias, seis etapas e cerca de 800 kms

Espetáculo itinerante já enraizado na cultura desportiva da região e uma das maiores referências do ciclismo português, a “ Alentejana ”, a 37ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola conta com um pelotão de 124 homens que a partir desta quarta-feira, 20 de março, se fazem à estrada em busca da vitória nesta mítica prova do calendário velocipédico nacional.

 Alentejana – Volta ao Alentejo

Julgo que as equipas portuguesas olham para a Volta ao Alentejo como um dos pontos altos da temporada, com uma importância fulcral na preparação de provas mais importantes como a Volta a Portugal. E as equipas estrangeiras que se apresentam querem contrariar esse favoritismo”, acredita Joaquim Gomes.

O Diretor da Prova está ainda convicto que “vai haver luta todos os dias e para nós o importante, não querendo indicar favoritos, é que a luta possa manter a expetativa pelo vencedor até ao último dia.

Os vencedores de 2018, quem será este ano

Até domingo, estão em discussão 13 Metas Volantes e 5 Prémios de Montanha, além da vitória em cada uma das 6 etapas. O pelotão lutará diariamente por cada um dos quatro símbolos de liderança. A maior distinção de todas, a Camisola Amarela Crédito Agrícola será para o líder da classificação geral, a Camisola Castanha Delta Cafés vai premiar o melhor trepador, a Camisola Preta KIA dos pontos vai distinguir o homem mais regular e, por fim, a Camisola Branca Fundação INATEL será envergada pelo jovem melhor classificado.

A etapa inaugural da edição de 2019 da “ Alentejana ” com inicio em Montemor-o-Novo, cidade castelar que só uma vez na história deu princípio à prova, na 11ª edição em 1993. A etapa mais longa desta edição cruza o Alentejo Central a caminho de Moura, nesta edição a porta de entrada do Baixo Alentejo, onde vão terminar os 208,1 km da etapa. Com três metas volantes – Viana do Alentejo, Vidigueira e Reguengos de Monsaraz – e uma montanha de 4ª categoria no concelho de Portel, a conclusão da etapa acontece perto das 15h55.

A competição é uma organização conjunta da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Podium Events com o patrocínio do Crédito Agrícola.

Texto / Fotos: Podium Events

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta