ALMAGREIRA DESTACA-SE COM O TRAIL TERRAS DE ALMAGRA

Almagreira

Foto: Frederico Martins

O Trail Terras de Almagra decorreu no passado dia 5 de junho de 2022, foi o primeiro evento de Trail Running organizado pela Horizonte – Associação Juvenil.

O evento contou com o apoio do Município de Pombal, Junta de Freguesia de Almagreira e outras entidades, entre as quais esteve OPraticante.pt como média partner.

A Horizonte AJ surgiu em 1995 em Almagreira, atualmente conta com quatro secções que a tornam ainda mais abrangente e transversal a toda a comunidade local.

São elas, o jornal Horizonte que sai mensalmente, o Grupo Amador de Teatro de Almagreira que conta com 3 grupos e cerca de 40 jovens, o Centro Juvenil e o BTT que vai para a 13ª edição e irá realizar-se este ano no primeiro fim de semana de novembro.

Marca já na tua agenda será a 6 de Novembro que se realizará o 13º Raid BTT Terras de Almagra, e OPraticante.pt marcará presença

Evento

Organização

Página da Horizonte Associação Juvenil de Almagreira

Texto: Nuno Fernandes // OPraticante.pt
Fotos cedidas pela organização

Trail Terras de Almagra

O Trail Terras de Almagra ocorreu em Almagreira – concelho de Pombal e foi um sucesso, contando com mais de 500 participantes distribuídos pelas duas provas competitivas e uma caminhada sem caráter competitivo:

Trail Longo de 25 km com 795 D+
Trail Curto de 15 km com 473 D+
Caminhada de 10km com 294 D+

E mais uma vez a Vereadora do Desporto do Município de Pombal, Gina Domingues fez questão de marcar presença não só para a entrega dos prémios mas também para participar no evento.

E podemos dizer que temos atleta 3ª do seu escalão sénior, 44ª da geral, uma mulher que se consegue conjugar e estar em todo o lado, OPraticante.pt felicita-a pela sua superação.

Almagreira
Humberto Lopes – Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira com Gina Domingues – Vereadora do Desporto do Município de Pombal – Foto da organização

Chegados ao local onde se ia realizar o evento fomos rapidamente atendidos no secretariado, onde de forma célere nos foram entregues os dorsais e restante material de promoção.

Uma viagem até ao carro, preparamo-nos e deslocámo-nos para o local de partida, onde já se encontravam os afoitos que participaram nos 25 kms em aquecimento e a receberem instruções sobre o percurso que iriam realizar.

Seguiu-se então a nossa distância de 15 km, o trail curto, e após a nossa partida seria dada a partida dos participantes na caminhada.

Foto da organização

O Trail curto

Os percursos do Trail Terras de Almagra foram maioritariamente, compostos por caminhos florestais, trilhos, estradas não asfaltadas e margens de rios e ribeiras que atravessam a freguesia de Almagreira.

Os percursos estavam exemplarmente bem marcados com fitas de cor branca e foram colocadas também placas indicadoras de direção em zonas que poderia gerar dúvidas no percurso, trilhos esses já bem conhecidos dos amantes de BTT.

A partida e chegada de ambas as provas e também da caminhada decorreu a cerca de cem metros da sede da Horizonte – Associação Juvenil, em ambiente descontraído, com um membro da organização a efetuar o habitual briefing, contou com um breve aquecimento para preparar os músculos para a prova, que devido à baixa altimetria do percurso se avizinhava bastante rápida.

Na fase inicial da prova seguimos uma viatura da organização até aos primeiros 500 metros, local em que virámos à esquerda para uma das primeiras subidas do percurso, já em estradão o que originou o dispersar dos atletas.

Os mais velozes e bem preparados fisicamente começaram desde logo a acelerar com o objetivo legitimo de vencerem a prova.

Almagreira
Foto da organização

Participar, usufruir é tão importante como competir

Os restantes, como eu, que tenho como meta a superação de concluir todas as provas em que participo e desfrutar o mais possível da beleza dos percursos e das belas paisagens que as organizações nos proporcionam, porque para atletas como eu não é só participar, é usufruir também…

Encontrámos pelo caminho diversas subidas e descidas com alguma dureza e tecnicidade, mas que se poderia efetuar praticamente sempre a correr para os menos preparados, o que originou que o tempo limite para conclusão das provas fosse cumprido sem muita dificuldade.

Na meta fomos muito bem recebidos e quem concluiu a prova teve direito a receber um magnifico prémio finisher para mais tarde recordar.

Em termos organizativos nada a assinalar de menos bom, desde a simpatia do staff até ao secretariado que decorreu com normalidade e eficiência, bem como a entrega de prémios junto ao local da meta.

Para finalizar nada melhor que saborear uma bela sandes de porco no espeto com a loirinha a acompanhar.

Foto da organização

Quarteto de OPraticante.pt volta a encontrar-se

OPraticante.pt teve um quarteto, que se conheceram há vários anos atrásnuma corrida, dai para cá tornou-se numa forte amizade, reforçada ao longo destes longos anos a correrem juntos.

O Trail Terras de Almagra proporcionou, se voltassem a reunir e alcançaram Nuno Fernandes – 78 Geral / 21ª sénior, Zina Fernandes – 96ª Geral / 12ª Sénior, Miguel David – 97ª Geral / 33º Sénior e David Silva – 99º geral / 10º Veterano A.

Todas as classificações

Foto: Amália Mendes // OPraticante.pt

A presidente da associação de seu nome Cláudia Pinto referiu em entrevista a OPraticante.pt, que neste momento não têm nem equipa de trail nem de BTT, estão apenas na parte organizativa de provas e caminhadas, no entanto não põem de parte essa possibilidade, pensem nisso.

Está de parabéns a organização, todos os elementos que contribuíram para que o evento fosse um êxito, proporcionando a todos os participantes uma manhã bem agradável e para o próximo ano temos de colocar esta prova na agenda.

Parceiros