ALMOUROL …. NÃO VOLTA EM 2024

Almourol

Foto: Rita Jorge

Pois é com grande tristeza para os participantes os Trilhos do Almourol não se vão realizar em 2024.

Contactada a organização do evento, manifestaram ao nosso órgão de comunicação que em 2024 não vão realizar a 13ª edição, declarando José Leote:

Em 2024 não deve existir trilhos do Almourol. Não há condições no momento de organizar a prova.

Fizemos 12 edições em 14 anos ( com pandemia), sentimos que fizemos um bom trabalho. Voltaremos em breve“.

Mas para que se recordem fica aqui a descrição de como foi a 12ª edição destes belos trilhos.

Almourol
Foto da organização

12ª edição dos Trilhos do Almourol

Cerca de 650 participantes, rumaram em direção ao Entroncamento, para participarem na 12ª Edição dos Trilhos do Almourol, uma das mais conceituadas provas de Trail Running, que contou com distâncias competitivas de 60 km, 40Km, 25Km e 18Km, bem como uma caminhada não competitiva de 17Km.

As 4 distâncias competitivas integram circuitos promovidos pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, CTR – Circuito de Trail do Ribatejo e Associação de Atletismo de Santarém.

Sendo a organização da responsabilidade do CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento, sinónimo de excelência no planeamento e competência para nos proporcionar um fantástico dia de Trail Running.

O evento contou com o apoio institucional das Câmaras Municipais do Entroncamento e de Vila Nova da Barquinha, bem como das Juntas de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e São João Batista do Entroncamento e de Praia do Ribatejo, bem como com o apoio média de OPraticante.pt.

Leia também

TRILHOS DO ALMOUROL E OS FENÓMENOS DO TRAIL RUNNING

Site Oficial Trilhos do Almourol

Facebook XII Trilhos do Almourol

Fonte: Nuno Lucas // OPraticante.pt

Foto: Paulo da Costa

Ultra Trail K60 estreia-se nos Trilhos do Almourol

Devido à mudança da hora, que ocorreu nessa noite, ainda não tinha amanhecido, quando os atletas começam a concentrar-se no Pavilhão Municipal do Entroncamento, para procederem ao levantamento do peitoral.

Mas ninguém se podia atrasar, e pouco depois das 07h00 é dada a primeira partida do dia, de onde cerca de 50 atletas, iniciaram o Ultra Trail K60, distância que integrou pela primeira vez o evento.

Pelas 7h45, é a vez de partirem os autocarros, do Pavilhão Municipal em direcção ao Centro Cultural e Desportivo da Linhaceira, local de onde, pelas 09h00, saíram os cerca de 100 atletas que participaram no Trail Longo K40.

Às 8h15 saiu o Comboio especial “Trilhos do Almourol”, da Estação da CP do Entroncamento com destino ao apeadeiro de Almourol, com os 500 participantes do Trail Sprint K25, do Mini Trail K18 e da Caminhada e pelas 09h00 é feita a Partida no largo do Castelo Almourol.

Foto: João Lopes – Photography

Percorremos caminhos, trilhos e estradões e tivemos o privilégio de apreciar a enorme beleza que se pode encontrar junto aos rios Nabão, Zêzere e Tejo, que nos levaram até à meta, instalada no Pavilhão Municipal do Entroncamento, tendo ainda oportunidade de ficar a conhecer o Parque Verde do Bonito.

No final era grande a satisfação e a alegria transmitida por todos, sendo os atletas saudados conforme iam cruzando a meta e seguiam para o merecido banho, faltando apenas o revigorante almoço, enquanto íamos assistindo à entrega dos prémios aos melhores classificados, nas diferentes distâncias e escalões.

Foto: João Lopes – Photography

Os vencedores

A vitória no Ultra Trail K60, foi do Ricardo Parada, DAP Trail Team e da Ana Henriques, dos Brrnightrunners.

O Trail Longo K40, foi conquistado pelo Vítor Cordeiro, DAP – Associação de Desporto e Aventura De Portalegre e pela Mariana Henriques, Coa / Corvus Trail Team.

O Trail Sprint K25, foi dominado Marco Francisco, Clube Desportivo de Espite e pela Tetyana Vakulyuk, Caracol Trail Team.

Na distância mais curta, o Mini Trail K18, os vencedores foram o Francisco Reis, A.C.S. Mamede e a Ana Rodrigues, CP Alcanena Trail.

Almourol
Foto: João Lopes – Photography

OPraticante.pt fez-se representar no Ultra Trail K60, pelo António Soares, 12º da Geral e 1º Escalão M55, e no Trail Sprint K25 pelo Óscar Lopes 51º da Geral e 14º Escalão M40 e Nuno Lucas 54º da Geral e 6º Escalão M50.

Podes consultar todos os resultados no Total Crono.

Obrigado a todos que tornaram possível a concretização desta emblemática prova, e contem sempre com OPraticante.pt, na merecida divulgação.

Parceiros

Deixe um comentário