Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Andebol de Praia, europeu adiado para a primavera

Decisão tomada sobre o Campeonato Europeu de Andebol de Praia de Sub-16 foi devido à atual situação sanitária na Europa provocada pela pandemia.

A Federação Europeia de Andebol (EHF) emitiu um comunicado a informar do adiamento do Campeonato Europeu para 2021.

Andebol de Praia

Campeonato Europeu adiado

As datas do torneio, inicialmente previsto para o passado mês de julho, na Marina de Silvi, em Itália, já tinham sido alteradas devido à pandemia da COVID-19, para setembro de 2020.

No entanto, o agravamento da situação pandémica em algumas cidades europeias, nas últimas semanas, obrigou a EHF a tomar uma decisão com o objetivo de garantir a segurança e saúde de todos os participantes, bem como a igualdade de oportunidades no que ao aspecto desportivo da competição diz respeito.

Desta forma, e em colaboração com a Federação Italiana de Andebol e a Federação Internacional de Andebol (IHF), o então Campeonato Europeu de Sub-17 decorrerá em 2021 e as novas datas serão anunciadas no devido tempo.

Este evento servirá também de qualificador para o Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub-17, agendado para Junho de 2021, e para o qual as Seleções Nacionais Portuguesas já se encontram apuradas, uma vez que este será realizado em Portugal.

Como surgiu o Andebol de Praia

O Andebol de Praia foi idealizado por Gianni Buttarelli e Franco Schiano que, à época, eram presidentes da equipa italiana de andebol tradicional (Indoor).

A ideia surgiu inicialmente como uma alternativa de treino para as equipas de andebol tradicional pela falta de quadras para a atividade.

Primeira Competição de Andebol de Praia

O primeiro torneio de Andebol de Praia aconteceu em uma pequena ilha no sul da Itália. A praia de San Antônio recebeu, em julho de 1992, poucas equipes locais que competiram de forma amadora nas areias.

No mesmo ano, Buttarelli e Schiano fundaram o Comité Organizador do Andebol de Praia, primeira entidade que representaria a nova modalidade de desporto.

Em 1993, em Roma, ocorreu o primeiro campeonato internacional com algumas equipas juniores da Argélia, Taiwan, Rússia, Itália e Alemanha.

Texto: Federação Portuguesa de Andebol

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta