Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Mulheres de Évora ‘’assaltam” La Covatilla

Quatro mulheres de Évora, praticantes de corrida em trilhos (Trail Running), vão ser a única participação portuguesa feminina na edição zero das 24 horas de La Covatilla, na Serra de Béjar – Salamanca, Espanha.

 

24 horas de La Covatilla vão ser assaltadas por quatro mulheres de Évora

24 horas de La Covatilla, uma prova que irá desenrolar-se na conhecida estância de esqui, cujo objetivo é acumular o maior número de voltas durante um dia inteiro.

Esta “seleção nacional, alentejana, eborense”, composta por Rita Barroso (Equilibrium), Carla Mota (Évora Night Runners), Adelina Marques (Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz), e Tânia Patrícia (Um Passo Nunca Vem Só), irá ser a única presença lusa nesta prova, que na edição zero será só por convite por força das atuais circunstâncias, segundo explicou a organização. “Assim asseguramos todas as medidas de segurança”.

Segundo Rita Barroso, o facto desta ser a primeira edição e as limitações provocadas pela pandemia, a organização optou por não abrir inscrições e fazer convites aos participantes, conseguindo dessa forma controlar o números de presenças e, assim, um maior controlo sobre quem vem à prova.

Quanto à prestação desportiva na competição, que consiste em completar o maior número de voltas, num circuito de cinco quilómetros, com 400 metros de desnível positivo, ao longo de 24 horas.

Rita Barroso

Única equipa portuguesa feminina

Rita Barroso frisa que o “nosso objetivo passa por tentar fazer o melhor possível para terminarmos bem! Penso que seremos a única equipa portuguesa, daí também a responsabilidade inerente ao peso da bandeira”.

Carla Mota alinha pelo mesmo diapasão, mas relembra que uma das grandes dificuldades é a altimetria. “O facto de ser um circuito fechado e de estarmos a cerca de 2000 metros ou mais de altitude, para nós será sempre uma dificuldade extra, para além do traçado do percurso em si”.

Carla Mota

As 24 Horas de La Covatilla, que começam às 13 horas (hora espanhola), do dia 22 de agosto, e terminam 24 horas depois, com a equipa que conseguir completar mais voltas ao percurso a sagrar-se vencedora.

Para além de um atleta no percurso, as regras da prova exigem que esteja sempre outro de prontidão para que caso haja alguma lesão este entre de imediato no percurso.

Todos os atletas devem cumprir, no mínimo, um total de quatro horas em prova.

Adelina Marques

As dificuldades vão ser inúmeras

Adelina Marques, que corre pelas cores da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, relembra que acima de tudo irá procurar diversão. Quanto à preparação? – “Tenho tido cuidados a nível alimentar e quanto aos treinos sigo ao máximo as orientações do ‘mister’ Catronga”.

As dificuldades vão ser inúmeras. O facto de ter que estar em prova mais do que uma vez em 24 horas, aliado às atuais circunstâncias, que não permitiram fazer mais do que 30 quilómetros de uma só vez, faz com que anteveja algum sofrimento”, refere Adelina.

mulheres de Évora
Tânia Patrícia

A equipa, as mulheres de Évora estão motivadas

Por seu turno, Tânia Patrícia realça a possibilidade de poder aprender com esta novel experiência. “Correr em estafeta por 24h é coisa que nunca fiz.
Tenho treinado de forma regular. Corro cinco vezes por semana (embora tenha estado a recuperar de uma pequena lesão nas 2 últimas semanas) e faço algum reforço muscular em casa.
Não fiz treino específico para esta prova, nem no que respeita à altitude em que ela vai acontecer, nem para o acumulado positivo.
Por isso, com uma pitada de sarcasmo, digo: vou poupada!”.

A adaptação a nível respiratório nem sempre é fácil. O facto de ser um circuito de poucos quilómetros e, portanto, repetitivo, pode causar alguma saturação.
Mas a equipa está motivada e não tenho dúvida que vamos pegar em todas essas dificuldades e transformá-las em oportunidades de superação pessoal e histórias para partilhar com os amigos”, remata Tânia Patrícia.

Visualize também

Muralha de Évora, 155 km’s à sua volta

Texto / Fotos: Carlos Neves

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta