Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Arco de Baúlhe com a Corrida e Caminhada de São Martinho

Já começa a ser uma “criança” com pernas para andar bem firmes no chão que pisa, ou que corre. Cinco anos volvidos em Arco de Baúlhe mantém-se a tradição anual iniciada em 2015, corre-se por gosto por altura do Padroeiro da Vila, o São Martinho.

5ª Corrida e Caminhada de São Martinho – Arco de Baúlhe

Com o objectivo de introduzir no concelho uma prática desportiva até então pouco enraizada, um grupo de jovens da terra, com gosto pela corrida e sem fins lucrativos, materializou uma prova com características únicas e especiais, conjugando estrada e ecopista, tendo como pano de fundo toda a envolvente natural que caracteriza as terras de Basto.

Já com um sucesso em crescendo e bem alicerçada, a caminhada e a prova de 12 KM tem vindo a acolher centenas de participantes, que a título individual ou por equipas têm mostrado grande curiosidade em conhecer a essência e a realidade desta prova.

Arco de Baúlhe

A arte de bem receber as pessoas tem sido o apanágio da organização todos os anos. Focada em proporcionar as melhores condições para a prática desportiva, também os itens da segurança das pessoas e dos atletas não tem sido negligenciado. As forças vivas da terra bem como as empresas locais têm aderido fortemente dentro do seu âmbito, sendo neste momento possível afirmar que estamos na presença de uma corrida e caminhada completa, aonde existe toda a logística imprescindível para o atleta desfrutar de uma manhã agradável.

Pelo bairrismo que caracteriza as gentes do Arco é possível nesta prova ser fortemente incentivado e acarinhado na estrada e mais ainda na meta. É possível ganhar a respectiva medalha e ser presenteado com castanhas e uma óptima jeropiga no final. É ainda possível e indispensável permanecer por cá mais algum tempo e aproveitar para visitar os vários locais e experimentar a óptima gastronomia local.

A corrida não é propriamente um passeio

Contudo, e sem rodeios, a corrida não é propriamente um passeio. Para quem gosta de competir, a prova tem fama de dura, e recomenda-se bons treinos antes de se iniciar nesta aventura. Mas para todos os atletas participantes é uma óptima experiência de vida, sempre apoiados pelos vários voluntários e abastecimentos que se vão encontrando nos pontos estrategicamente colocados.

Arco de Baúlhe

Com um feedback positivo por parte dos participantes tem sido possível melhorar e crescer a cada ano que passa, e o maior orgulho e balanço que se pode fazer foi ter trazido mais pessoas da terra e forasteiras para uma prática desportiva saudável e que complementa muitas outras já solidificadas na região.

Não esquecer e marcar na agenda, Corrida e Caminhada de São Martinho é em Arco de Baúlhe no dia 10 de Novembro ás 10:30h, organizada pela Arco4Run e AFA, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, União das Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune e de OPraticante.pt como média.

Contamos convosco!

Inscrições.

Regulamento.

Evento 2019.

Página do evento.

Página da organização.

Texto: António Magalhães
Fotos: Cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta