Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Open BTT Amadora uma surpresa nos Comandos

VII Open BTT Amadora uma prova a contar para a Taça Inter-municipal 3H Resistência BTT.

Open BTT Amadora teve a organização Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa, com caracter competitivo amador, com classificações por atribuição de pontos e distribuição de prémios aos melhores classificados.

Open BTT

A prova consistia num evento desportivo de BTT, em formato de Resistência com uma duração de 3horas, em que os atletas percorrem um percurso circular, tendo cada volta aproximadamente 7kms de distância, vencendo quem conseguir dar mais voltas ao circuito dentro do tempo limite.

Mas onde foi o local do Open BTT Amadora?

O local escolhido foi o interior do Regimento de Comandos, o ex-Centro de Tropas dos Comandos, agora transformado em Regimento de Lanceiros n.º 2.

Os Comandos são uma força de elite do Exército Português com treino avançado para a realização de operações ou manobras que envolvam alto risco e baixo índice de sucesso, que poderiam ser apenas realizados por uma tropa altamente qualificada.

Muitos dos atletas no seu pensamento inicial sobre o evento, era a curiosidade de como seria o percurso, duro ou rápido, com obstáculos ou sem? Nada como primeiro fazer o levantamento do dorsal e depois uma volta de contato com o percurso.

Open BTT

Marcações simples, mas eficazes, a apontar a única falha foi a falta de sinalização de perigo na passagem entre o obstáculo militar “fossas”, mas com atenção ninguém se colocava em perigo, pois tinha largura suficiente para todos passarem. Uma descida rápida em zigue zague com duas curvas apertadas fazia com que os atletas utilizassem técnicas diferentes para a ultrapassar. Uma subida longa e com final mais ingreme fazia por vezes a diferença entre os atletas.

Um local com areia solta partia um pouco as pernas, mas depois bom piso para se ganhar velocidade e rolar, só mesmo o vento sentido é que dava luta. A zona mais engraçada do percurso era um local que batizei de “vinha”, os atletas faziam um vai e vem de ponta a ponta onde os seus olhares cruzavam-se e obrigava o cérebro a pensar “tenho que te apanhar”.

Percurso estava TOP no Open BTT Amadora

Neste local logicamente a organização não podia fazer muito mais, pois tinha que respeitar o local onde nos encontrávamos, mas o percurso estava TOP.

Mas este evento também foi pensado para os futuros ciclistas, no mesmo dia que se encontrava a decorrer a prova dos graúdos, todos os escalões dos mais jovens efetuam as suas provas, mas não lhes são atribuídas pontuações, mas sim classificações finais, prova a prova.

Open BTT

Passado uma hora de prova entram no percurso o pessoal mais jovem, com os mais velhos com as pernas moídas, os mais jovens serviam por algumas vezes de lebres e davam motivação a quem já estava a pedalar a uma hora.

É um evento a levar em conta, pela grandeza da sua organização, como também pela envolvente das diferentes idades dos atletas que participam, fazendo com que se comprove que os eventos de Btt estão ao alcance de qualquer um, desde que se encontre dentro das suas capacidades físicas e de saúde.

O pódio da prova foi:

Pedro Rita da Team Escala Visual, seguido de Ricardo Jacinto e finalizando o pódio com Luis Morgado, que deram 13 voltas completas ao circuito, umas verdadeiras máquinas como todos os outros atletas.

Os representantes da equipa OPraticante.pt \ SFOA Cycle Team terminaram a prova na seguinte classificação geral: João Paulo Carriço 50º lugar com 11 voltas e Carlos Silva em 75º lugar com 9 voltas.

Open BTT

Página do evento.

Restantes classificações.

Cinco provas, cinco concelhos, cinco experiências e aventuras

A Taça Inter-Municipal 3H Resistência BTT organizada por uma Comissão representativa da Colinas Bike Tour, Escola de Ciclismo de Oeiras – Sport ponto Come, Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, Grupo de Solidariedade Musical e Desportivo de Talaíde e Associação Recreativa de Bicicletas de Terrugem, em co – organização da Associação de Ciclismo de Lisboa, e apoios dos municípios de Odivelas, Oeiras, Amadora, Cascais e Sintra, composta por cinco provas.

Visualize os artigos das provas já realizadas

BTT Odivelas, Resistência estreia Taça Inter-Municipal

Sport Ponto Come 3h Resistência BTT de sucesso

Faltam duas provas da Taça Inter-Municipal 3H Resistência BTT

A realizar nos seguintes locais e datas:

 

• XCR – BTT em Talaide-Cascais (Cascais) – 27 de Outubro de 2019 às 9H;

Inscrição.
Página do evento.

 

• Resistência BTT – TERRUGEM (Sintra) – 10 de Novembro de 2019 às 9H.

Inscrição.

Página do evento.

Texto: Rui Bastos
Fotos: GC Estrelas da Amadora

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta