ATLETISMO NOS JOGOS EUROPEUS CRACÓVIA – MALOPOLSKA

Foi hoje apresentada, em Lisboa, a Equipa Portugal, que defenderá as cores nacionais na 3.ª edição dos Jogos Europeus, este ano com a designação Cracóvia – Malopolska, por se realizarem nesta região da Polónia, de 20 de junho a 2 de julho.

Os Jogos Europeus reúnem 7000 atletas de 48 Comités Olímpicos Nacionais e têm prevista, em algumas modalidades, entre as quais o atletismo, a realização em simultâneo dos Campeonatos da Europa de Equipas.

Em causa estão 1550 medalhas e a possibilidade destes atletas alcançarem 124 lugares de qualificação direta para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Fonte: Federação Portuguesa de Atletismo

Jogos Europeus Cracóvia – Malopolska

A apresentação iniciou-se com o chefe de missão da Equipa Portugal, Marco Alves, a sublinhar que “cada um [dos atletas selecionados] transporta orgulho em representar o país e prepara-se para fazer o seu melhor, tendo em conta os sucessos obtidos nas edições anteriores”.

Seguiu-se o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, que enfatizou que a missão desportiva, enquanto mostra do desporto nacional e do que este representa no contexto europeu, apresenta duas dimensões:

a social e de responsabilidade perante Portugal – a conduta tem de ser tal que não mereça reparo de ninguém;

e a desportiva, na qua se espera que as expetativas possam ser concretizadas.”

Em representação do Secretário de Estado do Desporto, esteve o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, que centrou a sua intervenção na felicitação dos atletas que integram esta missão, bem como dos respetivos treinadores e equipa técnica.

Estão de parabéns os que conseguiram qualificação para participar, que perseguem o seu sonho e fazem sonhar o país. Existe uma expectativa de elevar o orgulho nacional”, disse.

“Trata-se da maior missão alguma vez enquadrada pelo Comité Olímpico de Portugal e isso é o reflexo natural do valor do desporto nacional e daquilo que representa no contexto europeu” COI

Atletismo nacional à procura da permanência na Superliga

Numa data em que as solicitações são muitas, estiveram presentes, em representação do atletismo nacional, os atletas Pedro Pichardo, Anabela Neto, Patrícia Silva e Edujose Lima; o team leader Fernando Tavares; o diretor técnico nacional, José Santos; e ainda Jorge Vieira e Luís Figueiredo, respetivamente, presidente e vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

Depois de Anabela Neto receber a bandeira de Portugal, em nome da modalidade, o team leader, Fernando Tavares, referiu os objetivos da participação do atletismo nacional, que é histórica, por ser a primeira vez que se apresenta nesta competição com a equipa completa.

As expetativas são elevadas. O grande objetivo será, como é óbvio, continuar na Superliga. É uma tarefa difícil, mas pensamos que estará ao nosso alcance.

Por intermédio de alguns atletas, esperamos ainda obter algumas vitórias individuais, que são simultaneamente vitórias na competição e pódios nestes Jogos Europeus para o Atletismo”, destacou.

Em breve, a Federação Portuguesa de Atletismo publicará no seu site a convocatória oficial dos atletas e oficiais designados para representar a modalidade na Polónia.

Parceiros

Deixe um comentário