Batalha, 400 atletas rumo ao Nacional de Trail

batalha

O Campeonato Nacional de Trail realiza-se hoje, domingo, dia 11 de Abril no concelho da Batalha, com partidas da aldeia Pia do Urso a partir das 9h00 da manhã.

Texto: Diogo Simão – BA&N
Fotos: Atlético Clube São Mamede

Campeonato Nacional de Trail realiza-se no concelho da Batalha

A competição contará com cerca de 400 atletas, que disputarão os títulos de campeão nacional da modalidade de corrida a pé na natureza, na distância de trail (provas até 42 quilómetros).

Os atletas partirão por vagas a partir das 9h00 da manhã, estimando-se que os primeiros comecem a chegar à meta, instalada no mesmo local, a partir das 11h30 da manhã.

A prova apresenta um elevado nível competitivo, com a generalidade dos principais atletas da modalidade presentes (ver lista em anexo com atletas).

A competição decorre num percurso exigente de 35 quilómetros, com um desnível de cerca de 1.600 metros de desnível positivo num constante sobe e desce.

A prova é constituída maioritariamente por trilhos técnicos, estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’ Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho.

Batalha
Aldeia da Pia do Urso

Partida e chegada será na mítica aldeia da Pia do Urso

Os atletas vão passar por locais únicos como a Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial, o Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a aldeia milenar de Alqueidão da Serra ou a Escarpa de Falha do Reguengo do Fétal.

O percurso inclui a passagem por alguns dos pontos mais altos da região, permitindo vistas espetaculares de Fátima, com o seu Santuário, da Serra da Lousã, da Serra de Aire e Candeeiros e inclusive das ilhas das Berlengas.

O Campeonato Nacional de Trail é coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha.

Prova tem a corresponsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.

batalha

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes.

A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Parceiros

Deixe uma resposta