Beira Alta O’Meeting, a Orientação para todos

O Clube de Orientação de Viseu – Natura, fundado em 1997 é responsável pela dinamização da modalidade desportiva de Orientação na Região de Viseu, com experiência comprovada na organização de eventos desportivos de âmbito local, nacional e mundial, organiza pela 1ª vez o Beira Alta O’Meeting.
Site oficial da organização.
Site oficial do evento.
Página do evento.
Inscrições
Texto: Sofia Pinto
Fotos: Cedidas pela organização
Beira Alta O’Meeting
Irá promover nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2022, em colaboração com a Federação Portuguesa de Orientação, Município de Penedono e Município de Sernancelhe, a realização da 1ª edição do Beira Alta O’Meeting.
O Beira Alta O’Meeting é constituído por 3 diferentes etapas de orientação, onde todos podem participar, com todos os ingredientes necessários para um fim de semana fantástico de desporto e de orientação.
O Beira Alta O’Meeting é uma prova de orientação em floresta e meio urbano que contará com a participação de cerca de 400 atletas de várias nacionalidades.
De mapa na mão, irão percorrer as florestas e ruas dos municípios, e por à prova as suas capacidades de executarem um percurso cujo objetivo é descobrir os pontos de controlo assinalados no terreno por prismas (balizas), vencendo quem completar o percurso no menor tempo possível.
Um fim de semana, 3 etapas de Orientação para todos!
Para o primeiro dia, sexta-feira, teremos dois model events (um de floresta e outro urbano), na aldeia da Beselga em Penedono, para que os atletas possam ambientar-se aos mapas do fim de semana.
No sábado está reservada uma etapa de floresta, pela manha, pontuável para a Taça de Portugal de Orientação.
Pela tarde, teremos um sprint urbano na pitoresca aldeia de Penela da Beira (Penedono) pontuável para o World Ranking Event.
Já no domingo. perto da barragem de Vila da Ponte, realiza-se a etapa de Distância Longa, etapa que irá contar para o World Ranking Event.
Em qualquer etapa, os atletas irão percorrer mapas novos de grande qualidade.
Como cada pernada é um desafio, estamos a preparar percursos adequados para todo o tipo de participantes: orientistas, corredores, famílias, grupos, etc.
A falta de experiência não é desculpa.
A organização espera participantes de todas as idades e género. Apesar de todas as circunstâncias vividas em Portugal e no mundo nos últimos meses, a Orientação é um desporto seguro para todos.
Tendo em conta que cada participante escolhe o seu trajeto, é reduzido ao máximo o contacto entre atletas.
Assim sendo, o Clube de Orientação de Viseu, em conjunto com as entidades publicas, irá proporcionar um ambiente seguro para todos os participantes.