Bodyboard inicia-se na Praia do Cabedelo

bodyboard1ª etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Open 2016 – Praia do Cabedelo Figueira da Foz

No próximo fim de semana, 12 e 13 Março realiza-se a etapa inaugural do Circuito Nacional de Bodyboard 2016 na Praia do Cabedelo na Figueira da Foz.

Num ano que promete, este circuito irá passar pelas melhores ondas do nosso pais da Ericeira á Nazaré, da Costa da Caparica á Figueira da Foz, passando por Aveiro e Carcavelos. Um esforço dos clubes locais e da própria Federação Portuguesa de Surf para proporcionar as melhores ondas aos melhores atletas portugueses conhecidos por terem um nível mundial.

Esta primeira etapa é um regresso a casa, á famosa Praia do Cabedelo com as suas longas ondas e a uma cidade com uma das maiores comunidades do Bodyboard Nacional, as previsões de ondas para o próximo fim de semana prometem e boas ondas irão estar presentes nesta primeira etapa.

A Associação Bodyboard Foz Mondego clube organizador desta primeira etapa espera uma grande afluência de competidores a uma casa do Bodyboard Nacional que são as ondas da Figueira da Foz e a sua comunidade local.

A Associação Bodyboard Foz do Mondego, nasceu no ano de 1994 na cidade da Figueira da Foz. Viria a ser a 1ª Associação / Clube exclusivamente dedicada ao Bodyboard.

À união e amizade existentes entre o grupo de bodyboarders figueirenses desses tempos, juntou-se a necessidade de criar uma organização que pudesse defender e proteger os interesses do Bodyboard e dos bodyboarders.

A Figueira já tinha na altura um clube de Surf, mas que não cumpria com as necessidades próprias de um desporto que ainda precisava de afirmação e ganhar lugar no panorama desportivo da Figueira da Foz.

Assim sendo, os primeiros e mais antigos bodyboarders, a 1ª geração como é hoje conhecida, puseram mãos à obra e decidiram fundar a ABFM. Esses bodyboarders foram: Alfredo Coelho (Gudu), Paulo Pereira (Bola), Benjamim Cardoso (Benga), Nuno Trovão (Trovên), Rui Bronze, Miguel Oliveira (D`Boss), Pedro Grilo (Grigri), Gonçalo Alves (Gonças), Miguel Gravato (Graven), Paulo Gomes (Aviador), Paulo Jorge (Paulito) e João Paulo (Johnny).
O grupo dos 12 agendou uma reunião e convidaram todos os bodyboarders e simpatizantes a aparecerem no Hotel Wellington para organizarem a fundação da ABFM. E assim foi, nos meses seguintes levou-se a cabo a legalização oficial da ABFM, após a qual se iniciou a angariação dos primeiros sócios, se seguiram a organização de eventos, com a passagem do milénio a ambição de fazer melhor impôs-se num projecto que hoje é uma referência nacional.

Esta prova têm o apoio do Município da Figueira da Foz do Instituto Português do Desporto e Juventude, Federação Portuguesa de Surf, O Praticante, Mercado de Ajudas, Clínica Santiago, Janga Wetsuits, Agência de Viagens Rotas do Mundo, Vidigal Wines, Casa Havanesa e Primoptica òptica Médica

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: ABFM
Fotos: Pedro Agostinho Cruz / Filipe Braz

Parceiros