Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Brasil Ride, português falou mais alto que o brasileiro

No mês de Outubro o sul da Bahia acolheu o maior desafio de mountain bike das Américas, o Brasil Ride!

Brasil Ride 2019

Os bikers largaram da região litoral, mais conhecida como Costa do Descobrimento, local onde os primeiros portugueses aportaram no Brasil, em 1500. Seguiram em direção ao interior percorrendo as montanhas que dividem os estados da Bahia e Minas Gerais, e voltaram ao litoral para receberem a desejada bandeirada de finisher. Foram sete dias em um cenário perfeito para a maior experiência de suas vidas!

Foto: Piva Photographe

O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o desporto, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar.

Lado a lado, os amantes do desporto e as estrelas do MTB nacional e mundial participaram nestas jornadas pelo coração do Brasil. Nos trilhos, na mesa do jantar, no acampamento, a confraternização e troca de experiência entre os atletas foi um dos pilares do evento.

Foto: Josuef Photo

Brasil Ride, onde o português falou mais alto que o português brasileiro

O brasileiro Henrique Avancini, 8 vezes campeão do Campeonato Brasileiro de MTB XCO desde escalão Júnior até Elite, 3 vezes campeão do Campeonato Pan-Americano de MTB e vencedor dos Jogos Sul-Americanos 2014, em dupla com o Alemão Manuel Fumic, participante em 3 edições dos Jogos Olímpicos (2004 – 8º Classificado, 2008 – 11º Classificado e 2012 – 7º classificado), na modalidade de CrossCountry, não conseguiu melhor que o segundo lugar no Brasil Ride 2019.

Seguidos no terceiro lugar do Brasil Ride 2019, da dupla formada pelos ciclistas Checos, Jaroslav Kulhavý, também ele participante nas 3 edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008 – 8º Classificado e 2012 – 1º Classificado) também na vertente de Cross Country e vencedor da Taça do Mundo UCI de 2011, e Matous Ulman, participante assíduo em competições da Taça do Mundo de MTB também na vertente de Cross Country.

Foto: Piva Photographer

Tiago Ferreira e Hans Becking vencem o Brasil Ride 2019

Não foram suficientes para bater a dupla vencedora da edição 2019 do Brasil Ride, composta pelo português Tiago Ferreira, nada mais nada menos do que vencedor de 4 edições da Volta à Catalunha em XCM 4 vezes campeão nacional de Cross Country Marathon (XCM), vencedor do Campeonato do Mundo de XCM e vice-Campeão Europeu em 2016, vice-campeão do Mundo e Campeão da Europa em 2017 de XCM.

Em 2018 foi o grande vencedor de uma das míticas, mais duras e difíceis provas da América do Sul, La Leyenda del Dourado. Em 2019 voltou a conquistar o título de Campeão Europeu de XCM, em conjunto com o seu colega de equipa, o holandês Hans Becking, atual 43º classificado do ranking UCI e 26º do ranking da Taça do Mundo e já bastante experiente na modalidade não fosse o seu extenso palmarés de participação em alta competição.

Brasil Ride
Foto: Piva Photographer

Um duelo de vitórias intervaladas entre a dupla Tiago Ferreira/ Becking e a dupla Avancini / Fumic

Depois da vitória na 1ª etapa da dupla Avancini / Fumic, foi a vez da dupla Tiago Ferreira/ Becking, dar um ar da sua graça e mostrar que tinham ido para lutar pela vitória, vencendo a 2ª etapa.

O duelo prosseguiu, tendo a dupla Avancini / Fumic, voltado a triunfar novamente na 3ª etapa mas com a dupla do português Tiago Ferreira/ Becking a manter a diferença.

A 4ª etapa foi proveitosa à dupla do ciclista português, da qual saíram vencedores e aumentaram a vantagem para os adversários diretos naquela que foi considerada a etapa rainha da prova, onde os ciclistas percorreram 104km com 2600m de acumulado.

Brasil Ride
Foto: Josuef Photo

A dupla Avancini/Fumic nunca baixou os braços, tendo vencido a 5ª etapa mas sem qualquer proveito visto a dupla Tiago Ferreira/ Becking, ter controlado a situação e não perdeu qualquer tempo.

A dupla Sebastian Carstensen / Julian Schelb, foi a grande vencedora da 6ª etapa, que apenas serviu para a dupla de Tiago Ferreira/ Becking, aumentar a diferença em mais alguns segundos para os adversários diretos.

A 7ª e última etapa foi vencida pela dupla Jaroslav Kulhavy / Matous Ulman, etapa esta onde os lideres controlaram a vantagem que tinham na classificação geral e que lhes permitiu a consagração da vitória na 10ª Edição do Brasil Ride.

Foto: Josuef Photo

E no final Tiago Ferreira escreveu na sua página “Finalmente chegou o tempo de descanso! Foi sem duvida uma época bem sucedida, mas bastante desgastante a todos os níveis… terminar desta forma é muitíssimo gratificante para mim, para o Hans Becking e toda a equipa!

Para acrescentar “Perseguíamos este resultado há muito tempo, e ganhar esta 10° edição da brasilride foi realmente especial por todo o que está prova representa para nós!

Muito obrigado a todos os que sempre estiveram presentes, a todos que foram apoiando ao longo de toda a época… agora é tempo de recarregar baterias! ” concluiu.

Brasil Ride
Foto: Josuef Photo

José Silva / Celina Carpinteiro triunfam na vertente de duplas mistas

É de destacar também a forma como a dupla mista José Silva / Celina Carpinteiro, triunfaram na vertente de duplas mistas, numa luta renhida com a dupla Thales Felipe Souza Machado / Paula Regina Novais, a terminar a prova a menos de um minuto de diferença e seguidos pela dupla composta por Bruno Rupp / Tamires Radatz, a “jogar em casa”.

José Silva / Celina Carpinteiro

E na sua página, José Silva escreveu junto a esta foto “Já ouviu falar em trabalho de equipa???
Não….. 👀
Vencemos e seguimos líderes 🤞
Obrigado

José Silva / Celina Carpinteiro

Tiago Clamote / Tiago Silva vencem a classificação Master

Para celebrar em cheio esta 10ª edição da prova nada como mais uma participação lusa a vencer a classificação Master, através da dupla composta por Tiago Clamote / Tiago Silva.

Tiago Clamote / Tiago Silva

Tiago Silva escreveu na sua página “Fenomenal estar ali ao lado das estrelas 🤩”

Brasil Ride
Tiago Clamote / Tiago Silva

A toda a participação lusa, Opraticante.pt congratula pela excelente participação neste eventual de topo da modalidade, onde foi demonstrado que Portugal possuí bons praticantes desta mesma modalidade.

Página do evento.

Sitio oficial do evento.

Texto: Francisco Heitor
Fotos: Brasil Ride / Josuef Photo / Piva Photographer

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta