Braulia Gamito uma mulher corajosa em Beringel

Beringel

Hugo "Espigão" Carvalho - Foto: António Tobias

Fim-de-semana de calor extremo e com constantes avisos da Protecção Civil, não foram suficientes para demover os mais de 200 participantes a participar no 2º Circuito à Volta da Barragem organizado pelo A.C. Beringel, em Beringel, Beja.

Foto: António Tobias

Circuito à Volta da Barragem

O circuito tinha dois percursos de aproximadamente 45 e 65km, composto por duas e três voltas á Barragem do Pisão, respectivamente, com um circuito relativamente rolante e muito bem marcado no terreno e apoiado pelos elementos da organização.

Foto: Paula Silva

Beringel uma equipa 5 estrelas

Beringel, localidade que sabe receber bem os visitantes e neste caso os betetistas, conseguiu reunir uma equipa 5 estrelas e organizar um espectacular evento em que não faltaram os abastecimentos com pessoal animado, espaçados de aproximadamente 7km.

O evento tal como tem sido habitual em Beringel foi patrocinado pela Colgate/Palmolive, brindando os participantes com bens de higiene pessoal e domestico que os participantes recebem e se regalam de boa vontade, evitando compras nos dias mais próximos.

Braulia Gamito – Foto: António Tobias

Braulia Gamito uma corajosa nos 65 kms

A nível de classificações femininas, os 65km foram vencidos pela atleta Braulia Gamito a representar o grupo de BTT da casa do Benfica de Grândola, concluindo a prova com 03:35:20h, a única mulher em competição nesta distância, uma corajosa que se aventurou e concluiu a distância com distinção.

Davide Marques – Foto: Paula Silva

Nos 65 kms Davide Marques o vencedor

No percurso dos 65km masculinos a luta foi mais renhida até final, tendo Davide Marques (Nutrimania/360 Bike-Trail/RudyProjectPortugal) conquistado o primeiro lugar com o tempo de 02:30:02h, e apenas 47s depois chegou ao final Tiago Lavadelas (BTTAssumarMuachos) com o tempo de 02:30:49h. No terceiro lugar chegou para o ultimo lugar do pódio, Pedro Rita (Team Escala Visual) com o tempo de 02:33:27h, com Hugo “Espigão” Carvalho a chegar logo a seguir ao seu colega de equipa com o tempo de 02.36.38, ele um habitué dos pódios nos eventos em que marca presença.

Hugo “Espigão” Carvalho – Foto: António Tobias

No final Hugo “Espigão” Carvalho era um misto de frustração e felicidade manifestando “Beringel grande festa do BTT com um percurso espectacular e um grande convívio final.
No entanto não me correu lá muito bem esta prova.
Queda logo ao início embrulhado noutro participante.
Como fui o culpado certifico-me que está tudo bem com ele e dou-lhe uma ajuda.

Acrescentando “Nisto perco o grupo da frente composto por motas de alta cilindrada.
Cheguei a alcançar esse mesmo grupo após uns bons km’s mas quando aí cheguei após um enorme esforço disse logo: “Já levaste com ela”.
A partir daí foi em modo automático até ao final ultrapassando ainda dois Amigos da Maratona (em modo super automático) fazendo então 4° lugar e 1° vet. B. Caso houvessem escalões…

Leontina Palhas – Foto: Paula Silva

Orieta Oliveira a vencedora dos 45 kms

No percurso dos 45km, Orieta Oliveira (5 Quinas – Municipio Albufeira) não deu hipótese ás adversárias e apenas necessitou de 02:14:30h para concluir no primeiro lugar o circuito, no segundo lugar ficou classificada Leontina Palhas ( BTT JD Carvalhal ) com o tempo de 02:20:50h e pouco tempo depois terminou no terceiro posto Vanda Santos ( Pet wash) com o tempo de 02:32:25h.

Foto: Paula Silva

Emoção até à meta, com vitória ao sprint de José Cantante

Nos 45 km masculinos foi emoção até à final com os três primeiros a entrarem todos no mesmo minuto, separados por segundos para gáudio dos presentes, que aplaudiam e incentivavam os BTTistas, José Cantante – Team Escala Visual – 01:46:11 levou a melhor e venceu, sucedendo-se no pódio Rodrigo Mateus – JDM/Snack Bar Pinheiro da Chave – 01:46:38 e Rui Marreiros – Centro Ciclismo de Portimão – 01:46:43

No final houve o habitual momento de recuperação “energética” onde todos os intervenientes, participantes e organização tiveram oportunidade de disfrutar de uma excelente refeição e convívio entre todos na instalação da Junta de Freguesia de Beringel.

Francisco Heitor – OPraticante.pt – Foto: António Tobias

OPraticante.pt também participou

Em representação de O Praticante, esteve Francisco Heitor com o tempo de 02:57:15h, num circuito que apesar das condições de elevado calor neste fim-de-semana levou estes (as) heróis a participar no evento, não tenho nada a apontar e apenas agradecer a recepção da organização.

Foto: António Tobias

A reportagem fotográfica do Sr. Tobias, da Srª Paula Silva, do Sr. Vitor Besugo (entre outros que encontrei no circuito) e dos amigos presentes no evento, deixando o convite para participarem novamente numa próxima edição.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Francisco Heitor
Fotos: António Tobias / Paula Silva /

Parceiros

Deixe uma resposta