BÚSSOLA “TROUXE” O POTE DE OURO NOS 5 CUMES

Foto: Ciclismo + tv

A 18.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes decorreu sobre orientação da bússola que apontou a norte do concelho de Barcelos, com passagem também por Vila Verde e Ponte de Lima.

No final, a satisfação dos participantes era reveladora de uma prova bem marcada, com trilhos novos e percursos desafiantes.

Leia também

MARATONA BTT 5 CUMES | A BÚSSOLA APONTA PARA NORTE

Site oficial do evento

A bússola apontou para norte, para nova edição de sucesso da Maratona BTT 5 Cumes

Tínhamos dito que a bússola apontava para norte. Só não sabíamos que, no final, iríamos encontrar também o tão desejado pote de ouro, após um magnífico arco íris.

Foi mais ou menos assim, num turbilhão de emoções, conquistas e partilhas, a 18.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes, prova organizada pelos Amigos da Montanha, com apoio da Câmara Municipal de Barcelos, e que mobilizou, domingo, centenas de betetistas.

A bússola indicava que seria a norte que a edição deste ano se desenrolaria, destacando-se um percurso de cerca de 70 km, na prova dos 5 Cumes, que passou pelo Facho, Cervães (Vila Verde), Vilar das Almas (Ponte de Lima), Tamel S. Fins e o Monte de S. Gonçalo, o ponto mais alto do concelho de Barcelos.

A norte também passaram os participantes dos 3 Cumes, numa extensão a rondar os 45 km. E aqui o norte foi todo em Barcelos: Facho, S. Fins e S. Gonçalo.

E foi também por lá, pelo norte, que os participantes encontraram trilhos como há muito não viam.

Não só pela beleza que comportavam, com vegetações de várias cores, cujo brilho era destacado pelo orvalho, tão caraterístico por esta altura às primeiras horas da manhã, mas também pelo facto de este ter sido, para muitos, “o melhor percurso de sempre”.

5 Cumes
Foto: By Eduardo Campos

“O melhor percurso de sempre”

A tudo isto, se acrescentou o dia incrível que esteve, com temperaturas amenas e, por si só, convidativas a atividades ao ar livre, a marcação e a limpeza do terreno, completaram uma prova que voltou a ser de grande sucesso.

E este foi o pote de ouro que os Amigos da Montanha receberam: o reconhecimento de tantos e tantos participantes – 1750 inscritos (número que aumenta em relação à edição anterior) – pela forma como todo foi organizado e preparado para receber uma prova que atingiu a maioridade.

Mas nada disto – uma prova que teve, no seu percurso mais longo, cerca de 70 km – seria possível sem um considerável número de voluntários.

Foram cerca de 200 aqueles que, domingo, estiveram no terreno, a trabalhar para que nada faltasse aos participantes.

Uma logística gigantesca que terminou por volta das 17h, altura em que foi dado por concluído, no terreno, a recolha da última fita reutilizável de marcação do trajeto.

Na verdade, a preparação de uma prova da envergadura dos 5 Cumes começa meses antes. Não só com a definição do traçado, mas com a sua preparação e limpeza.

A todos os voluntários, associados e dirigentes, os Amigos da Montanha só podem agradecer!

Foto: By Eduardo Campos

O espírito do BTT espalhou-se e tomou conta da cidade

E se os abastecimentos são fundamentais, crucial é também manter o ânimo dos participantes intacto do primeiro ao último minuto.

Por isso, a animação ao longo do percurso, com músicas típicas, coreografias conhecidas e uma boa disposição constante, foi de elevada importância. O espírito do BTT espalhou-se e tomou mesmo conta da cidade!

Se uns são participantes assíduos, outros decidiram pedalar com os Amigos da Montanha pela primeira vez, aproveitando períodos de férias que ainda não terminaram para carregar baterias antes de regressar ao trabalho.

E se a língua portuguesa foi, sem dúvida a mais falada, os 5 Cumes são cada vez mais internacionais, com especial destaque para o elevado número de participantes espanhóis.

Pela singularidade, destacamos não um espanhol, mas um participante holandês que está de malas feitas para Castelo Branco.

Anda a descobrir Portugal e fez questão de fazer uma paragem em Barcelos. No final, destacou o espanto pela organização e a enorme mobilização de pessoas.

E se a festa do BTT foi para as centenas que pedalaram, foi também para os tantos que, talvez mais do que nunca, assistiram nas suas freguesias ou nos pontos destacados especialmente para o registo fotográfico.

É bom pedalar e chegar ao fim bem e com um bom tempo, mas torna-se melhor se houver público a aplaudir ao longo do percurso. E foi isso que aconteceu no passado domingo.

Onda Passeio 5 Cumes Jovem – Foto: Kika Pereira

Onda Passeio 5 Cumes Jovem para os mais jovens

Se o domingo foi reservado para os mais crescidos, os mais pequenos também tiveram o seu momento de bicicleta, com o Onda Passeio 5 Cumes, que juntou algumas dezenas de participantes no dia anterior.

De forma gratuita e num contexto completamente descontraído, procurando incutir nos mais jovens o gosto pela prática desportiva, em geral, e pela modalidade, em particular.

Este passeio permitiu juntar famílias num percurso de dificuldade reduzida, passando pelas mais belas paisagens naturais de Barcelos, ao longo de 15 km passados, em grande parte, pela zona ribeirinha.

Foto: Kika Pereira

Participantes não têm dúvidas: BTT 5 Cumes é “a maior prova de BTT de Portugal”

No final, Davide Ferreira, presidente adjunto dos Amigos da Montanha, diretor para o BTT e diretor da prova, só poderia estar satisfeito pela forma como a 18.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes decorreu:

Faço um balanço muito positivo. Conseguimos ter um acréscimo em relação ao número de inscritos o ano passado, o que para nós é positivo, porque, infelizmente, esta não tem sido a tendência geral.

Destacamos as palavras dos participantes, que se referiram a esta prova como ‘a maior prova de BTT de Portugal’, quer pelas participações, quer pelo ambiente vivido, pela logística do evento e pela limpeza dos trilhos, conferindo-lhe boas caraterísticas para a prática da modalidade”.

Os voluntários e os patrocinadores também foram destacados por Davide Ferreira, que revelou o trabalho corporativo e de verdadeira união entre todos.

Só com o esforço e empenho de todos é possível realizar uma prova desta envergadura. São verdadeiros agentes desportivos.

Não me canso de salientar o espírito de todos os que se unem aos Amigos da Montanha na concretização do associativismo”.

Numa prova de tamanha dimensão com são os 5 Cumes, haver quedas assume-se como quase normal.

Desejando as rápidas melhoras a todos, Davide Ferreira frisou a atitude de um casal que interrompeu a sua participação para prestar auxílio a um outro atleta, demonstrando ética desportiva e respeito pelos valores humanos.

A todos, o nosso obrigado!

Parceiros

Deixe um comentário