Caldas da Rainha recebem Campeonato Mundial de Tetratlo

Tetratlo

De 8 a 14 de abril, os melhores atletas do mundo deste formato voltam a reúnir-se em Portugal para participarem no Campeonato Mundial de Tetratlo Sub-19 e disputarem o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires.

Em 2017 já se tinha realizado naquela localidade o Campeonato da Europa.

Campeonato Mundial de Tetratlo Sub-19

O Mundial é organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e com o apoio da a União Internacional do Pentatlo Moderno (UIPM).

Com grande experiência em promover importantes competições internacionais, a Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno (FPPM) está envolvida agora num novo desafio de organizar o Campeonato Mundial de Tetratlo Moderno Sub-19.

Esta prova de Tetratlo – formato competitivo que combina a Natação, Corrida, Esgrima e Tiro Laser – será sediada na cidade das Caldas da Rainha, de 8 a 14 de abril, e, além de contar pontos para o Ranking Mundial, garante aos seis melhores classificados o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Buenos Aires, Argentina, no próximo mês de outubro.

O Campeonato Mundial conta com a participação dos melhores atletas do mundo neste formato e já tem confirmada a inscrição de 36 países, num total de cerca de 220 atletas e 80 membros técnicos e oficiais, sendo que este é um número record no que concerne a provas internacionais já realizadas em Portugal.

Tetratlo – Combina a Natação, Corrida, Esgrima e Tiro Laser

A Seleção Nacional competirá no Mundial com uma delegação de oito atletas com títulos internacionais no currículo, sendo que alguns constam no Ranking Olímpico da Juventude, como é o caso de Margarida Cardoso, Vasco Coelho e Hugo Morais. Além deles, compõem a equipa Tiago Gonçalves, Ricardo Silvério, Ana Marreiro, Maria Tomé e Juliana Guerreiro.

Tetratlo

Na semana anterior ao campeonato, a Seleção Nacional fará parte do maior estágio internacional de Tetratlo Moderno jamais realizado em Portugal, que contará ainda com a participação de atletas da Tailândia, Guatemala, Argentina, Moldávia, Irlanda, Coreia do Sul e Irlanda.

Paralelamente ao Mundial, a FPPM irá organizar a exposição “O Pentatlo Moderno e Pierre de Coubertin”, que focará na história deste desporto em ligação à figura do seu criador, que é também o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

A mostra estará patente no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha de 7 a 25 de abril e será aberta ao público com entrada gratuita.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: FPPM

Parceiros

Deixe uma resposta