Troféu da Ilha do Pico integra Campeonato Regional

Troféu da Ilha

Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores 2018 e IV Troféu da Ilha do Pico

O Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores realiza-se, nos dias 24 e 25 de março de 2018, na Zona de São Roque do Pico, em simultâneo no Sábado com o IV Troféu da Ilha do Pico de Pesca Submarina que contará para a Taça de Portugal FPAS.

Campeonato Regional Individual de Promoção de Pesca Submarina dos Açores

O palco desta competição é o mar dos Açores, com uma flora e fauna típicas do Atlântico, com espécies um pouco maiores e mais numerosas do que o habitual.

A Ilha do Pico pertence ao grupo central do arquipélago e está preparada para acolher atletas e respectivas comitivas com a sua beleza natural repleta de campos verdes, rocha vulcânica, muita história, excelente hospitalidade e peculiar gastronomia.

O ponto de concentração dos atletas será no Clube Naval de São Roque do Pico e a competição tem previsto duas zonas de prova a norte da ilha, respectivamente a Baía de Santo António e a Baía de São Roque do Pico, e duas zonas de reserva, a Baía da freguesia da Calheta do Nesquim e a Baía da freguesia de Ribeiras.

IV Troféu da Ilha do Pico

A primeira jornada do Regional e o Troféu realizaram-se ambos no Sábado e a segunda jornada do Regional no Domingo.

Esta competição reúne atletas de algumas ilhas dos Açores e também atletas que se deslocaram do continente para participarem numa prova realizada em apneia e à barbatana, com a duração de 5 horas cada jornada.

O regulamento das competições de Pesca Submarina FPAS privilegia a diversidade de espécies em detrimento da quantidade das capturas, estabelece pesos mínimos, penalizações, bonificações e considera apenas as espécies predominantes e com maior valor desportivo.

O Programa previsto é o seguinte:

Dia 24MAR18 – Sábado

8:30h – Concentração dos atletas (Clube Naval São Roque do Pico)
8:55h – Briefing / reunião de delegados
9:30h – Início da competição de pesca submarina
14:30h – Fim da Prova
15:30h – Pesagem das capturas no Clube Naval São Roque do Pico, sorteio dos maiores exemplares pelo público assistente e oferta de capturas à Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico
16:30h – Atribuição das pontuações no Clube Naval São Roque do Pico

Dia 25MAR18 – Domingo

8:30h – Concentração dos atletas (local a indicar)
8:55h – Briefing / reunião de Delegados
9:30h – Início da competição de pesca submarina
14:30h – Fim da Prova
15:30h – Pesagem das capturas no Clube Naval São Roque do Pico, sorteio dos maiores exemplares pelo público assistente e oferta de capturas à Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico
16:30h – Realização da classificação final e atribuição dos troféus no Clube Naval São Roque do Pico

Habitualmente as capturas resultantes das provas de Pesca Submarina são doadas a instituições locais de solidariedade social e os maiores exemplares sorteados pelo público assistente. E as capturas desta competição vão ser entregues à Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico.

A competição vai ser organizada pela FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas em conjunto com o Clube Naval de São Roque do Pico e apura atletas para o Campeonato Nacional, contando com diversos apoios de instituições locais e marcas.

Esta prova tem por objectivo encontrar o campeão regional dos Açores absoluto e Sub-23, divulgar e sensibilizar os praticantes e público em geral para esta modalidade selectiva, praticada totalmente em apneia e consequentemente contribuir, por um lado, para o desenvolvimento da Pesca Submarina de competição em Portugal e, por outro, para a promoção turística e económica do local onde o evento teve lugar.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: FPAS

Parceiros

Deixe uma resposta