UM CALVÁRIO DE TRILHOS DESAFIANTES!

Calvário

Foto: KabazuK Photography

A Associação Amigos do Calvário organizou a II edição do Trail “Vai ser um Calvário” no passado dia 16 de Junho de 2022, com partida no largo do calvário e chegada no recinto das festas da Vila, em Valongo do Vouga, Águeda.

OPraticante.pt teve o privilégio de ser média partner do evento.

O evento, integrado no troféu “Trail terras de Águeda”, teve duas distâncias competitivas: o Trail Longo de 25 km e o Trail Curto de 15 km.

Incorporou ainda, e numa vertente mais lúdica, uma caminhada de 8 km.

Leia também

CALVÁRIO PROMETE TRAJETOS DESAFIANTES

Página do evento.

Página da organização.

Site oficial da organização.

Página do Município de Águeda.

Fonte: Pedro Garrido // OPraticante.pt
Fotos: KabazuK Photography

O início do Calvário

Dado a partida ficar a cerca de 2 km do recinto do evento, os atletas podiam ir de autocarro disponibilizado pela organização ou aproveitar para fazer o seu aquecimento, sendo que organização tinha disponibilizado o respetivo track de GPX.

Calvário
Foto: KabazuK Photography

Como ainda era alguma distância, podendo ter algum desnível, para não gastar logo as energias a primeira opção foi ir de autocarro.

Contudo, com o aproximar da hora, o autocarro sem arrancar (certamente ainda à espera de atletas) juntamente com a ansiedade de ir para a meta, a opção seguida foi a do aquecimento até à meta!

Calvário
Foto: KabazuK Photography

Já com todos os atletas na linha de partida, é feita, sem atrasos, a contagem decrescente do Trail “Vai ser um Calvário”.

Trilhos desafiantes

Rapidamente saímos da zona habitacional e entramos nos trilhos nas margens do rio Marnel, um pequeno afluente do Vouga. Zona muito bonita que faz parte do PR2 Trilho das Levadas e que merece a sua visita!

Calvário
Foto: KabazuK Photography

Foram cerca de 3km iniciais muito rápidos, com os atletas a querer definir logo ali as suas posições. Depois, até cerca do km 5,5, local de divisão das distâncias, tivemos algum sobe e desce, com travessia do rio da Póvoa da Ribeira.

Já com o ritmo médio a baixar, tivemos até ao km 12 a maior subida da prova. Um verdadeiro Calvário!

Calvário
Foto: KabazuK Photography

Passamos pela aldeia de Moitedo e entramos, sempre a subir, num caminho em “zig zag” que nos levava até ao topo da serra junto a autoestrada A25 onde se recordo bem estava instalada uma antena.

Já com a maior parte do desnível positivo feito, entrávamos numa parte da prova mais rolante, com alguns estradões.

Foto: KabazuK Photography

Com a junção das duas distâncias competitivas, que acontecera ao km 15, descíamos novamente ao rio Marnel.

Nos últimos 5 km voltamos a ter algum sobe e desde, para gastar as últimas energias e finalmente sorrir por alcançar mais uma meta, mais um desafio concluído!

Foto: KabazuK Photography

Organização dos Amigos do Calvário

Parabéns à organização, a todos aqueles que contribuíram para a concretização da prova. Boa comunicação, divulgação atempadamente de toda a informação pertinente para os atletas.

Foto: KabazuK Photography

Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com marcações adicionais no chão. Conseguiram proporcionar um percurso que, apesar de ter alguns estradões que possam não ser do agrado de alguns, na sua maioria era composto de bons e desafiantes trilhos!

Foto: KabazuK Photography

Todas as condições para continuarem e certos que muitos outros atletas se vão juntar numa próxima edição!

A equipa de OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado apenas por Pedro Garrido que, na distância de 25 km, alcançou o segundo lugar da Geral/MSénior.

Foto: KabazuK Photography

Parceiros

Deixe uma resposta