MOMENTOS DOS CAMPEÕES EM AMORA

Campeões

O que têm em comum Carlos Lopes e Joaquim Ferreira, Rosa Mota e Filomena Vieira Carvalho no atletismo?

100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato

É que todos eles fazem parte do quadro de honra dos campeões de Portugal de corta-mato.

E, para sinalizar ainda mais significativamente a 100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, estes antigos atletas, responsáveis por 20 títulos, estarão presentes no Momento dos Campeões, dia 26 de novembro, em Amora, iniciativa que juntará muitos dos titulados nacionais.

Incluído no programa da 100ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato, este Momento dos Campeões terá a sua realização a meio do programa competitivo, antes da principal prova masculina, correndo, simbolicamente, uma curta distância e cortando a meta oficial do percurso destes nacionais situado em Amora, Seixal.

«Fazendo jus ao lema Desporto para Todos, do qual o município do Seixal se orgulha, celebramos, no nosso concelho, a 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato.

Mais uma vez, o evento decorre em simultâneo com o Corta-Mato Cidade de Amora, considerado já uma autêntica festa do desporto, reunindo, todos os anos, milhares de atletas.

Estas iniciativas revelam a dinâmica do movimento associativo e o trabalho meritório desenvolvido por atletas e equipas técnicas», considera o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Campeões homenageados em Amora

Para além dos atletas já citados, Lopes (10 títulos), Rosa (8), Ferreira e Filomena (um título cada), estarão presentes outras campeãs como Fernanda Ribeiro (cinco triunfos), Aurora Cunha (4), Albertina Dias (3), Albertina Machado (2), Manuela Simões (a primeira campeã feminina que somou quatro triunfos).

Também Mariana Machado (campeã em título, que já bisou) e ainda os campeões Domingos Castro (5), Paulo Guerra (5), Fernando Silva (2), Rui Pedro Silva (1), Rui Pinto (3), Nelson Cruz (1) e Rui Teixeira (2).

Todos estes atletas, e outros que não podem estar presentes neste Momento dos Campeões, deram significativa importância a esta variante do atletismo.

Sucesso para o qual muito contribuíram os seus treinadores, destacando-se, entre os que continuam entre nós, Maria do Sameiro Araújo, Fonseca e Costa, Rafael Marques, Lara Ramos, Alfredo Pinheiro, Mário Cunha, José Pedrosa, Pedro Pessoa.

Outros campeões ainda não anunciaram a sua presença, num momento raro que juntará verdadeiras glórias da modalidade num ano pré-olímpico e que, pelo seu glorioso palmarés motivará certamente os dois milhares de concorrentes esperados nas diversas competições.

Foto: Município do Seixal

Destacando-se aqui os participantes nos nacionais jovens (sub-20 e sub-18), bem como os atletas sub-16, que participarão na primeira edição do Interassociações da categoria.

Será, certamente, a ocasião de recolher autógrafos destes expoentes do atletismo português, que estarão presentes nas cerimónias protocolares de entrega de prémios.

Os Campeonatos Nacionais de Corta-mato realizam-se no dia 26 de novembro, na quinta Maria Pires, junto à escola secundária Paulo da Gama, em Amora, Seixal.

O regulamento e programa-horário, bem como um resumo histórico das 99 edições da competição masculina e das 56 da feminina estão na página oficial da FPA.

Parceiros

Deixe um comentário