NEVEIRO , TRAIL MOLHADO, TRAIL ABENÇOADO
A segunda edição do Trail do Neveiro, realizou-se numa manhã em que o tempo convidava mais a ficar na cama, do que andar pela rua.
Mas como somos daqueles que privilegiamos a saúde, a atividade física, fomos até Pera, não confundir com “Pera” para comer.
Esperava-nos uma chuva miudinha, um tempo encoberto e alguma chuva nos brindou antes da corrida e mesmo durante a mesma.
Mas nada que fizesse desanimar os participantes que contra os avisos de tempestade, disseram “PRESENTE” a uma organização que não anulou a sua realização.
Leia também
TRILHO DO NEVEIRO DESAFIA OS ATLETAS A “CONQUISTAR ESTA HISTÓRIA!”
Fonte: Nuno Simões / Trail da Ladeia
Aldeia de Pera, desvendar e sentir
Desvendar e sentir a Aldeia de Pera, inserida no concelho de Castanheira de Pera, requer um combinado de observação e vivência só alcançados quando nos envolvemos no seu quotidiano, com as suas gentes e descobrimos cheiros, sons, vozes, caminhos e recantos… a magia que nos desperta os sentidos!
Essa descoberta realiza-se nas suas ruas cheias de História, bem como zonas verdes que se estendem por todo o território, desde a Ribeira de Pera até à Serra da Lousã, no seu ponto mais alto: o Santo António da Neve onde encontramos uma Capela e Poços da Neve, classificados como Património de interesse público.
Fonte: Turismo do Centro
Os “Neveiros” devem estar orgulhos!
O Trilho do Neveiro foi organizado pela Prazilândia Turismo e Ambiente E.M com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral, Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, CERCICAPER e de OPraticante.pt como um dos médias partner.
A organização, mais uma vez explorou muito bem a vertente Sul da Serra da Lousã, local de excelência para prática da modalidade.
Escolheram os mais belos trilhos históricos da região, atravessamos aldeias, cruzamos ribeiras, a oportunidade de desfrutar do baloiço, apreciar a grandeza das eólicas e visitamos um dos ex-libris da região, os Poços da Neve!
A função dos Neveiros era transportar o gelo para o Palácio Real em Lisboa, que por sua vez servia para confecionar os gelados e refrescos para a corte. (foto do Poço da Neve)
Evento contou mais uma vez com o padrinho o Jorge Filipe e a Madrinha Mariana Henriques, atleta com raízes na Castanheira de pera.
Quase meio milhar conquistou esta história!
Nesta segunda edição do Trail do Neveiro testemunhamos um aumento incrível de participantes com quase 500 atletas vindos de todo o país e também do estrangeiro.
Um percurso de excelência, bons prémios e um bem receber por parte da organização foram os ingredientes necessários para que nomes sonantes da modalidade como, Miguel Arsénio, António Almeida, Tiago Vieira, entre muitos outros atletas que dispensam apresentações, marcassem presença e trouxessem um nível extra de competitividade e prestigio à competição.
Trail Longo 32km teve como vencedores Miguel Arsénio e Renata Gonçalves
Miguel Arsénio (SportHG – AMLSport) , Nuno Silva (Gafanhori) e António Almeida (Fátima Trail Team)conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar respetivamente.
Renata Gonçalves (EDV – Viana Trail), em 2º lugar a Mariana Henriques (COA/CORVUS TRAIL TEAM), e em 3º lugar a Sandra Gonçalves (Bairro dos Anjos – Amigos da Corrida).
Ana Rodrigues e Tiago Vieira vencem o Trail curto 19km
Ana Rodrigues (CP Alcanena Trail), foi a grande vencedora, seguida por Tetyana Vakuliuk (Caracol Trail Team) em 2º lugar e Paula Pedro (Casa do Benfica de Abrantes) em 3º lugar conquistaram o pódio.
Tiago Vieira, atleta que irá representar o Fátima Trail Team na próxima época, já tinha avisado que vinha para ganhar e levou o mais alto lugar do pódio, seguido pelo José Sequeira (Trialmotor) em 2º lugar e o Tiago Duarte (Atletismo Clube da Tocha) em 3º lugar.
“O evento foi um verdadeiro sucesso”
“É um Trail com um potencial enorme, os atletas gostam da dureza da serra.
Os trilhos que a serpenteiam são de uma beleza rara e que por vezes parece que estamos num bosque encantado, digno de um conto de fadas!
O evento foi um verdadeiro sucesso, e mesmo a chuva intensa que se fez sentir, para muitos foi mesmo motivo para aumentar a diversão e brincadeira entre os participantes.”
Objetivos para a próxima edição:
“O objetivo do próximo edição é aumentar o número de participantes, trazer mais atletas de referencia e ir melhorando alguns detalhes, para que correram menos bem nesta edição!”
OPraticante.pt / Trail da Ladeia com dois atletas no pódio
OPraticante.pt esteve presente numa parceria com o Trail da Ladeia, tendo destacado-se na comitiva Carlos Matias (OPraticante.pt / Trail da Ladeia) 3º lugar M45 e Afonso Simões (OPraticante.pt / Trail da Ladeia) 3º lugar MSUB23.
Os seus responsáveis destacaram a simpatia de todo o Staff, os trilhos de uma beleza extrema, o magnifico almoço servido para repor as energias gastas no desafiante e duro percurso, bem como o cuidado da organização de montar uma tenda no local para proteção e abrigo dos participantes.
Salientando que apesar das condições climatéricas que se faziam sentir, todos os seus representantes ficaram até tarde em franco convívio.
“Adoramos! Foi um percurso muito bem desenhado, com uma paisagem digna de um filme! Trilhos desafiantes e enlameados, proporcionaram uma experiência fantástica!
2024 contará com toda a certeza com um aumento significativo de participantes e nós estaremos cá de certeza!”