TRILHO DO NEVEIRO DESAFIA OS ATLETAS A “CONQUISTAR ESTA HISTÓRIA!”

Share the post "TRILHO DO NEVEIRO DESAFIA OS ATLETAS A “CONQUISTAR ESTA HISTÓRIA!”"
O Trilho do Neveiro regressa no dia 29 de outubro, após o sucesso da 1ª edição e promete desafiar todos os atletas que se aventurem a “conquistar esta história!”.
O Trilho do Neveiro é organizado pela Prazilândia Turismo e Ambiente E.M com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, União das Freguesias de Castanheira de Pera e Coentral, Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, CERCICAPER e de OPraticante.pt como um dos médias partner.
Este evento pretende promover a vertente sul da Serra da Lousã, local de excelência para este tipo de desporto e região natural que deve ser preservada.
Trilho do Neveiro regressa após o sucesso da 1ª edição
O desporto e o turismo na natureza e de aventura são um dos segmentos que têm vindo a ganhar uma relevância crescente nas últimas décadas, tendo as regiões de montanha como um dos seus principais territórios de ação.
Considerando que a atividade de trail running apresenta uma forte ligação com o turismo na natureza, é indispensável realizar uma caracterização dos conceitos que o próprio turismo de natureza envolve, bem como a sua importância para a economia local e regional, e os efeitos que pode produzir.
O trail running consiste numa corrida pedestre aberta a todos, num ambiente natural quer de montanha, deserto, floresta ou outras. A rota deve estar marcada devidamente, onde os participantes tenham informação suficiente para finalizar a prova sem se perderem.
Nesta situação, podem usar-se desde marcas físicas a marcas permanentes, coordenadas GPS, ou orientação por mapa.
Os Neveiros do Coentral
Durante muitos anos, os “neveiros” do Coentral em Castanheira de Pera tornaram-se famosos por transportar gelo para o palácio real em Lisboa que depois servia para confecionar gelados e refrescos para a corte.
Dos sete poços construídos no alto da Serra do Coentral (Lousã), somente restam três que pela sua raridade foram considerados imóveis de interesse público.Estes poços da neve são seguramente mais antigos do que a capela (1786).
Admite-se mesmo que sejam muito anteriores a Julião Pereira de Castro no ofício de que só há notícia devidamente documentada a partir de 1757 em alvará de D. José também é assinado pelo Marquês de Pombal.
“Conquista esta história!”
A 2.ª edição do Trilho do Neveiro realiza-se no dia 29 de outubro de 2023 e inclui um Trilho Longo (32km), um Trilho Curto (19km) e uma Caminhada (10km).
Os percursos têm início e fim na aldeia de Pera, passando por alguns dos lugares mais emblemáticos e históricos do concelho de Castanheira de Pera, como a Ribeira das Quelhas, a aldeia do Coentral e a Capela e Poços do Santo António da Neve.
Este último era o local onde laboravam os “neveiros”, profissão ancestral de Castanheira de Pera responsável pela recolha e transporte de neve até Lisboa.
Os “neveiros” e a sua história inspiraram a criação do Trilho – que inclusive tem como mote “Conquista esta História” – para que mais do que uma prova desportiva seja uma homenagem ao saber fazer, tradição e património Castanheirenses.
As provas desenrolam-se por entre a beleza natural da vertente sul da Serra da Lousã, acompanhando a Ribeira de Pera e a fauna e flora imponentes deste território e são abertas a todos os atletas, independentemente do nível de experiência.