Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo no Minho

A região do Minho recebe, de 30 de julho a 4 de agosto, o Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo, nas vertentes de estrada e BTT. Portugal estará representado por 20 ciclistas que aliam a prática desportiva, alguns em equipas profissionais, à carreira académica.

 

Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo

As cidades de Braga, Fafe e Guimarães serão o epicentro do Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo que vai juntar cerca de 200 corredores, oriundos de 20 países.

Os contrarrelógios individuais do Campeonato do Mundo Universitário de Ciclismo são as primeiras provas do programa, realizando-se a partir das 14h00 de dia 31 de julho, em Braga. Portugal contará com Soraia Silva (Sopela Women’s Team) nos 18 quilómetros do exercício individual feminino.

A prova masculina, de 27 quilómetros, terá a participação dos lusos André Ramalho (Jorbi/Team José Maria Nicolau), Francisco Moreira (Rádio Popular-Boavista), Marvin Scheulen (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés) e Pedro Miguel Lopes (Liberty Seguros/Carglass).

Todos estes corredores vão disputar as provas de fundo, marcadas para o dia 4 de agosto. À equipa masculina vão ainda juntar-se para essa corrida José Vieira (ACDC Trofa/Trofense) e Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos/Delta Cafés).

Centro de Ciclismo do Minho

O Centro de Ciclismo do Minho, instalado em Souto Santa Maria, Guimarães, é o local escolhido para as provas de cross country olímpico (XCO), agendadas para o dia 1 de agosto. Portugal contará com nove representantes na disciplina olímpica de BTT.

Estão convocadas as femininas Ana Ramalho, Beatriz Lopes (AEBTT Rio/Mr. Print), Beatriz Tomás (BTT Seia) e Catarina Moreira (Associação Horas Alegres/TomaTubikers). Na prova masculina Portugal contará com Fábio Tomás (BTT Seia), Mário Silva, Miguel França, Simão Santos (Viseu 2001/BTT 100 Rumo) e Tiago Amorim (BTT Seia).

A competição de downhill (DHI) realiza-se em Armil, Fafe, no dia 3 de agosto. A representação nacional será exclusivamente masculina, composta por David Martins (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense), Francisco Quinaz (Casa do Povo de Abrunheira), João Pereira (Getpro/Linhas Afemar/Torcatense) e Micael Costa (Casa do Povo de Abrunheira).

BTT DHI de Sendim

O Campeonato do Mundo Universitário é promovido conjuntamente pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo do Minho e a FADU – Federação Portuguesa de Desporto Universitário.

Programa Geral

30 de julho (segunda-feira)

18h30: Cerimónia de abertura (Braga)

31 de julho (terça-feira)

Ciclismo de Estrada – Contrarrelógio (Femininas: 18 km / Masculinos: 27 km)
Braga > Braga (Rua José Afonso Machado > Variante do Fojo > Rua José Afonso Machado)
Partida: 14h00 (1.º corredor)

1 de agosto (quarta-feira)

BTT XCO (Femininas / Masculinos)
Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria)
Partida: 10h30 (femininas) e 14h30 (masculinos)

3 de agosto (sexta-feira)

BTT DHI (Femininas / Masculinos)
Armil – Fafe
Manga Qualificação: 14h00
Manga Final: 16h00

4 de agosto (sábado)

Ciclismo de Estrada – Prova de Fundo (Femininas: 89,2 km / Masculinos 121 km)
Braga > Braga (Rua da Estrada Nova)
Partida: 08h55 (femininas) e 13h55 (masculinos)
Chegada: 11h20 (femininas) e 17h12 (masculinos)
19h30: Cerimónia de encerramento (Braga)

Texto: UVP / FPC

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta