Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Skyrunning, 18 portugueses nos Campeonatos da Europa

Itália volta a ser o palco dos Campeonatos Europeus de Skyrunning, desta vez na localidade de Bognanco, junto à fronteira com a Suiça.

Campeonatos Europeus de Skyrunning

Os campeonatos arrancaram no domingo dia 1 de Setembro com a Maga Ultra SkyMarathon (50 km e 5 000 m D+) da qual o madeirense Luís Fernandes saiu com um brilhante 10.º lugar (7h29m) e o vencedor foi o italiano Cristian Minoggio (6h37m).

Dias 5 e 6 de Setembro o palco desvia-se até Piedmont para receber o Km Vertical e a SkyRace, provas onde vai alinhar o atleta da Salomon Suunto Portugal, Romeu Gouveia. Romeu estreou-se nos Campeonatos Europeus de Skyrunning em 2017, onde foi o melhor português em prova conseguindo um 24.º lugar da geral. “Como sempre vou dar o meu melhor e tentar representar da melhor maneira a nossa nação”, refere o atleta.

Skyrunning
Foto: Clube Aventura Madeira

Km Vertical Terme di Bognanco

Hoje, dia 5 de Setembro começa por pôr à prova as suas capacidades no Km Vertical Terme di Bognanco, com partida das termas de Bognanco a 665m de altitude, para uma corrida de 3,4km com mais de 1km em subida vertical até aos 1 765m de altitude.

Além de Romeu mais 4 atletas da comitiva portuguesa participam nesta prova (Joana Soares, Vitor Jesus, Bruno Silva e Américo Caldeira), que tem como favoritos à vitória alguns dos melhores especialistas em skyrunning como o norueguês Stian Angermund-Vik, o francês Christel Dewalle, a suiça Victoria Kreuzer e a norueguesa Eli Anne Dvergsdal.

International Veia SkyRace

Romeu volta à ação a 7 de setembro para alinhar na International Veia SkyRace, num percurso de 31km e 2 600m de desnível positivo ao longo de caminhos, cumes, pedras glaciares e cordas fixas, que se eleva a 2 450 m e de onde se pode apreciar os picos suíços cobertos de neve.

Os recordes desta prova são de 3h00m para os homens e 3h23m para as mulheres. Romeu Gouveia e Marisa Vieira (a outra portuguesa em prova) terão que enfrentar nomes como o espanhol Jan Margarit, o andorrano Jakob Hermann, a espanhola Azara Garcia ou a sueca Fanny Borgström.

Romeu Gouveia Bi-campeão Skyrace

O atleta da Salomon Suunto Portugal foi apurado após se sagrar bicampeão nacional de SkyRace na Cerveira a par de Marisa Vieira. Ao todo foram convocados 16 atletas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) para representar Portugal nestes campeonatos do mundo:

Américo Caldeira

Ariana Tavares

Bruno Dantas

Bruno Silva

Camila João

Joana Soares

Jocelina Ferreira

Lúcia Franco

Luís Fernandes

Marisa Vieira

Nuno Silva

Paulo Mesquita

Romeu Gouveia

Rui Rodrigues

Sabina Marques

Vitor Jesus

Foto de capa da autoria de Filipe Belo

Texto: Ana Águas

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta