Campeonatos Nacionais de Clubes, evento responsável

Campeonatos Nacionais de Clubes

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) realiza este fim-de-semana, 3 e 4 de julho, as finais das I e II Divisões dos Campeonatos Nacionais de Clubes, na pista Gémeos Castro, em Guimarães, e a da III Divisão, na pista do Estádio Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia.

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo

Campeonatos Nacionais de Clubes

Depois do formato inovador adotado no ano passado, com a realização das finais em seis pistas, num só dia e apenas com 18 provas, devido às restrições impostas pela pandemia, este ano os Campeonatos Nacionais de Clubes regressam à sua forma quase normal, ainda com regras sanitárias a cumprir, no âmbito do compromisso de todos para com a mitigação da propagação do coronavírus.

Este ano, com início marcado para amanhã, às 18h30, são 15 equipas a disputarem a final da I Divisão, que em 2020 foi ganha pelo Sport Lisboa e Benfica, em masculinos, e pelo Sporting Clube de Portugal, em femininos.

Já a final da II Divisão, cujos vencedores no ano passado foram o Centro de Atletismo de Seia, em masculinos, e o Grupo de Atletismo de Fátima, em femininos, com 11 equipas a disputar o título.

A III Divisão na Maia, com 14 equipas a competir para encontrar os sucessores do Grupo Recreativo Eirense, que em 2020 venceu em masculinos, e da Academia de Valdevez, campeã do lado feminino.

A edição deste ano apresenta ainda como novidade o facto de as finais da I e II Divisões, em Guimarães, marcarem oficialmente o arranque do compromisso da Federação Portuguesa de Atletismo para com a realização de competições mais sustentáveis.

Evento responsável

Neste contexto, foram adotadas sete medidas, que visam mitigar o impacto que este tipo de eventos tem no ambiente, nomeadamente:

redução do plástico utilizado e a preferência por materiais reutilizáveis e recicláveis, sendo distribuídas garrafas reutilizáveis a todos os participantes;
disponibilização de postos de abastecimento de água;
utilização de temporizadores nas torneiras;
colocação de ecopontos em locais estratégicos no recinto competitivo;
gestão de refeições dos colaboradores com vista à redução do desperdício;
preferência por fornecedores com uma política de gestão ambiental e responsabilidade social;
aposta na comunicação interna e externa das medidas implementadas.

Este evento servirá também de barómetro para avaliação e estudo da melhor forma para implementar estas e outras medidas.

Novidade já não é a transmissão em direto dos eventos mais importantes organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo e que tem ajudado a levar a modalidade a cada vez mais portugueses, assumindo especial relevância em tempo de pandemia.

As finais da I e II Divisões poderão, assim, ser acompanhadas em direto no canal de Youtube e na página de Facebook da FPA, com a final da I Divisão a ser também transmitida pela Sporting TV, esperando-se chegar a cerca de 50 mil espetadores.

Os resultados em direto podem ser acompanhados nas páginas oficiais dos eventos.

Parceiros