Campeonatos Nacionais de Corta-Mato com recorde de participantes

Campeonatos Nacionais de Corta-Mato

O Parque da Cidade, em Vale de Cambra, acolhe este domingo os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, a partir das 9h00, com transmissão em direto na RTP2.

A prova mais antiga do calendário nacional de atletismo – que completa 110 anos – tem este ano a edição mais participada de sempre, como destacaram os presidentes da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, e da Associação de Atletismo de Aveiro, Mário Cordeiro, hoje, na conferência pré-evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da cidade.

Leia também

Aveiro na rota do Corta Mato

Texto / fotos: Federação Portuguesa de Atletismo

Recorde de participantes de todos os escalões nos Campeonatos Nacionais de Corta-mato

O apoio da autarquia e as condições oferecidas pelo Parque da Cidade para a realização de um evento desta natureza” foram os predicados destacados por Jorge Vieira para a escolha de Vale de Cambra como cidade-anfitriã desta edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato.

O percurso, bem conhecido da Associação de Atletismo de Aveiro, que coorganiza o evento com a FPA e com município, não se adivinha fácil, principalmente se a chuva também quiser fazer parte desta festa do atletismo.

No entanto, garantiu o presidente da autarquia, José Pinheiro, “o espaço tem condições para que as pessoas possam vir assistir à prova, mantendo a distância exigida pelos tempos que atravessamos, disfrutando do que a cidade tem para oferecer também a nível turístico e gastronómico”.

Além do “recorde de participantes de todos os escalões – que este ano, no qual se assinala o centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, inclui também uma prova de estafetas mista” – o presidente da FPA destacou ainda “o elevado nível competitivo esperado, com os melhores atletas nacionais a lutarem pelo título individual e coletivo”.

Entre eles estará o atleta do Sport Lisboa e Benfica, Samuel Barata, que esteve também na conferência, juntamente com a madrinha do evento, a campeã olímpica Fernanda Ribeiro, que, “apesar de não morrer de amores pelo corta-mato”, protagonizou importantes conquistas também neste campo, com um sexto lugar em mundiais e um quarto em europeus, tendo sido campeã nacional por cinco vezes.

Campeonatos Nacionais
Rui Pinto e Samuel Barata – Sport Lisboa Benfica, despique até à linha da meta no Corta Mato de Amora – foto de arquivo

Samuel Barata acredita que pode conquistar o título que falta no seu palmarés

Consciente do nível competitivo que o espera e do facto de os seus adversários se terem preparado muito bem para estar no seu melhor, Samuel Barata acredita que pode no domingo conquistar o título que falta no seu palmarés a nível nacional, o de campeão de corta-mato.

A prova vai ser difícil, vai ser taco a taco, posição a posição, mas estou em boa forma e acredito que é possível vencer”, disse.

Os dados estão lançados e no domingo a comunidade do atletismo vai estar de olhos postos em Vale de Cambra. A competição pode ser acompanhada na RTP2, com os resultados a serem disponibilizados em tempo real.

No dossier disponibilizamos tudo o que precisa de saber sobre estes Campeonatos Nacionais de Corta-mato, incluindo dados históricos e estatísticos.

Parceiros

Deixe uma resposta