Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Capitão, manda no trail em Rebordosa

E antes de passares à leitura de como decorreu o Trail do Capitão, desfruta do vídeo sobre o evento.

O Grupo Desportivo da Portela organizou, no passado dia 25 de janeiro de 2020, a segunda edição do Trail do Capitão, em parceira com a Câmara Municipal de Paredes, a Junta de Freguesia de Rebordosa e a ATAD – Amigos do Trail Associação Desportiva. Contou, ainda, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa e de “OPraticante.pt” como parceiro média do evento.

Capitão
Foto: Runneres + TV

Todos convocados pelo Capitão

Para os mais corajosos e destemidos o Capitão preparou duas provas competitivas o Trail de 20 Km com um D+ de 900m e o Mini Trail de 10 Km com um D+ de 350m. A distância mais curta era também o percurso da caminhada, a pensar naqueles que não podem correr ou preferem ir mais devagar para apreciar melhor a paisagem.

Os mais novos também fizeram parte da convocatória! No período da manhã, existiu a o Capitão Trail kids com diferentes distâncias, para os mais pequenos se divertirem e podermos usufruir de um dia em família.

No total, contou com cerca de 800 participantes! Muito respeito e bravura em dizer “sim” ao Capitão!

Capitão
Foto: Runneres + TV

O início do desafio

Com os dorsais levantados e colocados, cada um fez a sua última verificação ao equipamento e fomos indo para a partida que já estava cheia de atletas.

Capitão
Foto: Runneres + TV

Infelizmente a partida foi dada em conjunto, não existindo separação dos atletas de acordo com as diferentes distâncias. Capitão, não leve a mal, mas vamos lá definir diferentes horários de partida na próxima edição!

Capitão
Foto: Runneres + TV

Os primeiros quilómetros foram muito duros. Fomos logo convidados a subir e a subir, numa primeira fase em estrada e depois já pela serra a dentro, até cerca do km 4. Parecia não ter fim, e mais preocupante, parecia que não ia sobrar forças para o resto da prova!

Capitão
Foto: Runneres + TV

Depois de Rebordosa, Vandoma e Baltar

Olhando para o gráfico da altimetria no dorsal, deu algum alento e força pois os dois quilómetros seguintes seriam mais rolantes, com a passagem ao km 5 no posto de abastecimento (único para a distância curta) e que foi também o local de divisão das distâncias. Quem fazia os 20km passaria novamente neste posto de abastecimento cerca do km 14.

Do km 6 ao km 7 enfrentamos nova subida até atingir o ponto mais alto (um pouco mais de 500m de altitude) em Vandoma, freguesia vizinha.

Foto: Runneres + TV

Tínhamos uma vista ampla e magnifica sobre toda a zona. Aqui além do marco geodésico, está instalado o Posto de Vigia de Vandoma, único existente no concelho e que integra a rede nacional de postos de vigia da floresta, com extrema importância na deteção de incêndios.

E se tínhamos atingido o ponto mais alto era sinal que a seguir era a descer! Fantástico single track, com descidas acentuadas, partes rochosas.. . uma verdadeira delícia!!

Foto: Runneres + TV

Já na freguesia de Baltar, cerca do km 10, entrávamos num aglomerado de casas “cravadas na encosta”, de acesso pedonal comum que percorria em modo varanda as mesmas, e convidava a parar, sentar (se a memória não falha tinha lá pelo menos um banco de madeira), e observar a vista! Dali podia-se observar praticamente toda a freguesia de Baltar, com destaque para o seu Kartódromo.

A beleza da paisagem era marcada também pelo bonito pôr do sol (o S. Pedro foi amigo), mas que fazia antever que a noite estava perto e que alguns atletas já teriam que usar lanterna/frontal para concluir a prova.

Foto: Runneres + TV

A caminho da Meta do Trail do Capitão

Entrando novamente na freguesia de Vandoma, iniciamos novamente a subida ao ponto mais alto que seria atingido pouco depois do km 12. Pelo gráfico da altimetria, a partir daqui não iriamos ter mais nenhuma grande subida. E assim foi.

Foto: Runneres + TV

A ritmo elevado até à meta, com a passagem novamente no local de abastecimento e de junção das distâncias, mas que não condicionou os atletas mais rápidos pois os trilhos e os atletas mais lentos permitiram a sua fácil passagem. Respeito pelo Capitão e entre todos os participantes!

Foto: Runneres + TV

Na meta destaque para Hélio Fumo, vencedor da prova 20 Km, com o tempo de 1h33m38s, com energia, simpatia e disposição para tirar fotos com todos os que solicitavam! Independentemente da classificação o Capitão ficou orgulhoso com todos!

Foto: Runneres + TV

Organização de parabéns

O Trail do Capitão teve partida e chegada no pavilhão Gimnodesportivo Manuel Neto assim como toda a logística, secretariado, banhos e entrega de prémios.

Nos dias anteriores a organização teve o cuidado de realçar / disponibilizar na página do evento as informações mais pertinentes para os atletas: localização do secretariado / estacionamento / banhos, horários, altimetria, material obrigatório.

Foto: Runneres + TV

Entre esses avisos, pediu aos atletas mais próximos de Rebordosa para procederem ao levantamento dos dorsais no dia anterior. Ainda assim, no dia existiu alguma demora no levantamento dos dorsais, compreensível face ao número elevado de participantes, e que numa próxima edição pode ser pensado o levantamento de dorsais dividido pelas distâncias.

Foto: Runneres + TV

Os trilhos foram muito bem desenhados. Foi a nossa primeira participação, desconhecíamos a zona, e ao chegar a sensação que tivemos foi de que seria um trail com muitas partes de alcatrão e… não foi! Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com fitas refletoras aptas a ajudar os atletas que já terminaram a prova de noite.

Foto: Runneres + TV

Tanto no início, para aquecer, como no fim, para descomprimir, não faltou a animação musical a cargo de Tony Knofler. No final, além da música, tivemos direito a um jantar volante que incluía caldo verde, bifana e bebida. Muito bom.

Voltam pró ano?!

Sim, meu Capitão!!

Célia Neto – OPraticante.pt – 2ª sénior – Foto: Runneres + TV

Dupla presença de “OPraticante.pt” foi coroada com pódios

Na representação de “OPraticante.pt” destacou-se Célia Neto ao obter o 2º lugar Sénior no Trail curto, completaram a comitiva no curto Abílio Fernandes, e Ana Mafalda Pereira, e no longo Pedro Garrido, João Miguel Garrido e Manuel Martins.

Foto: Runneres + TV

OPraticante.pt” também esteve representado na parceria com a equipa da AFIPRE, em que se destacou Adelaide Veludo ao obter o 2º lugar F50, no Trail curto, completaram Paulo Abreu, Filomena Soares, Marco Andrade, Luciano Pena, António Carvalho, Vitor Mota.

Capitão

Classificações.

Evento 2020.

Página do evento.

Páginda do Grupo Desportivo da Portela.

Texto: Pedro Garrido e João Miguel Garrido
Fotos: Runneres + TV

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta