Carlos Coloma e Maaris Meier vencem em Oliveira de Azeméis

O espanhol Carlos Coloma (MMR Bikes) e a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte) venceram hoje a quinta prova da Taça de Portugal Liberty Seguros de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Oliveira de Azeméis.

Tanto entre a elite masculina como entre as femininas, o domínio dos vencedores foi concludente. Carlos Coloma cortou a meta com 2m47s de vantagem sobre Ricardo Marinheiro (SL Benfica) e com 5m35s sobre Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde), que compuseram o pódio.

Ausente desta prova por ainda estar a recuperar de uma lesão contraída na Taça do Mundo, o campeão nacional, David Rosa (Liberty Seguros/Movefree), cedeu a liderança na geral a Ricardo Marinheiro. O benfiquista comanda com 141 pontos. Rosa está apenas a 1 ponto e Mário Costa dista 6 da liderança.

Maaris Meier ganhou a corrida de elite feminina com 2m32s de vantagem sobre a espanhola Lucia Vázquez (PC Quintena) e com 3m16s sobre a britânica Kerry Macphee (Rock and Road Cycles), segunda e terceira, respetivamente. Na geral, Lucia Vázquez segue na dianteira, com 160 pontos, Maaris Meier soma 159 e Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde) tem 139.

Gonçalo Amado (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) foi o melhor sub-23, mas não retirou o comando a José Dias (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact). No setor feminino de sub-23 a liderança é de Joana Monteiro, que hoje foi a melhor nesta categoria.

João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o melhor júnior e reforçou a primeira posição na geral. Diana Ferreira (BMC/Sram/Póvoade Varzim) destacou-se hoje entre as juniores e aproximou-se da espanhola Desiree Castro (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) na geral.

Em cadetes venceram Leonardo Marcelino (Róódinhas/Santos Silva) e Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde). Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) impôs-se em masters 30, António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) triunfou em masters 40, António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes) venceu em masters 50, Teresa Fernandes (Clube Xelb) ganhou em masters femininas e Ivo Pereira (Róódinhas/Santos Silva) foi o melhor paraciclista.

A ASC/Focus Team/Vila do Conde ganhou coletivamente.

Parceiros