Cascais 49er & 49er, duelo Americano e a ascensão Espanhola

Foto: Luís Fráguas

No terceiro dia de regatas do 2021 Cascais 49er & 49er Fx Championship as duas frotas olímpicas da classe 49er voltaram ao campo de regatas da Guia para cumprir, mais uma vez, um as regatas agendadas do dia.

Duelo Americano e a ascensão Espanhola no Cascais 49er & 49er

Ontem foi a vez de os homens iniciarem o dia em Cascais.

Uma vez que o vento, à hora da largada, ainda apresentava alguma instabilidade obrigou a organização a atrasar a primeira regata do dia uma vez que esta teve que se deslocar para procurar um local com melhores condições para a exigente frota olímpica da classe 49er.

Cascais 49er & 49er
Foto: Luís Fráguas

A frota masculina completou o trio de regatas marcadas, como de costume, e com o vento a soprar no quadrante noroeste com intensidade crescente dos 14 aos 18 nós.

Ao terceiro dia de regatas, e depois de 9 regatas disputadas, o pódio nos masculinos começa a ganhar uma forma final mas como sabemos tudo pode acontecer.

Foto: Luís Fráguas

A equipa da costa leste dos Estados Unidos da America, de Ian Barrows e Hans Henken continua na liderança mas com a primeira regata do dia menos conseguida deixaram se aproximar pelos seus compatriotas Nevin Snow e Dane Wilson na classificação Geral.

Snow e Wilson ontem praticamente atingiram a perfeição com um terceiro na primeira regata do dia e duas vitórias nas regatas seguintes.

Com estes resultados as equipas Americanas, que estão empatadas com dezoito pontos cada, estão a disputar um verdadeiro duelo em Cascais.

Já a equipa do Brasil de Marco Grael e Gabriel Borges caiu ontem para o terceiro lugar.

Cascais 49er & 49er
Foto: Luís Fráguas

Classe de 49erFx com alterações significativas no pódio

Já na classe de 49erFx, as senhoras fizeram-se ao mar depois dos homens. A frota de 28 barcos completou o programa do dia, composto por três regatas, no campo de regatas da guia.

Ontem com as condições mais exigentes de vento, de quadrante noroeste e com uma intensidade de 20 nós, houve alterações significativas no pódio.

A equipa Galega, composta por Tamara Echegoyen e Paula Barcelo, levou as cores de Espanha ao lugar mais alto do pódio no final da terceira jornada do campeonato.

No segundo lugar voltamos a ter caras novas no pódio com a ascensão da equipa bávara composta por Tina Lutz e Susann Beucke.

A fechar o pódio feminino temos a equipa dinamarquesa composta por Ida Nielsen e Marie Olsen.

Foto: Luís Fráguas

No total são 4 os continentes representados – América, Europa, Ásia e Oceânia – num total de 19 nacionalidades vão velejar na baía de Cascais.

O campeonato decorre em Cascais de 4 a 9 de Maio estando previstas 15 regatas mais uma Medal Race para cada classe.

Este campeonato conta comos apoios do Turismo de Portugal, Visit Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais e Vista Alegre. Contamos ainda com o apoio institucional da associação não governamental Sailors For The Sea – Portugal

Resultados ao fim de 9 regatas.

Parceiros

Deixe uma resposta