Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Catarina Costa obtêm Bronze no Grand Slam Baku

O primeiro dia do Grand Slam Baku 2019 cumpriu-se esta sexta-feira, dia 10 de maio, e o destaque todo foi para Catarina Costa.

Neste dia inaugural, estiveram 5 Atletas Lusos nos tatamis:

Catarina Costa – Foto: Sabau Gabriela

Catarina Costa de Bronze

Catarina Costa (-48 kg) estreou-se na competição ao vencer a brasileira Nathalia Brigida (20º Classificada no Ranking Mundial) por ‘wazari’, nos primeiros segundos do ’ponto de ouro’. Nos Quartos-de-final repetiu o feito e derrotou a sérvia Milica Nikolic por ‘wazari’.

Na Semifinal, após um confronto equilibrado e numa altura em que se verificava um empate de 2 ‘shidos’ para cada lado, a Jovem Lusa cedeu contra a espanhola Laura Martinez Abelenda, campeã da Taça da Europa de Juniores 2018 em Coimbra, por ‘ippon’.

No seu último e derradeiro combate, Catarina Costa somou o segundo ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’, derrotando a brasileira Gabriela Chibana e conquistando a Medalha de Bronze.

Catarina Costa – Foto: Sabau Gabriela

Maria Siderot em 5º lugar

Na categoria -48 kg, Maria Siderot venceu o seu primeiro combate da competição contra a alemã Katharina Menz, nº18 do Ranking Mundial, por ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’. Nos Oitavos-de-final conseguiu mais uma vez a vitória, desta vez frente à campeã do Hague Grand Prix 2018, a ucraniana Maryna Chernyak, por ‘wazari’ alcançado depois do período regulamentar.

Nos Quartos-de-final, superou a brasileira Gabriela Chibana, campeã do Cancun Grand Prix 2017, por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’. Na semifinal, a portuguesa cedeu contra Julia Figueroa, campeã do Marrakech Grand Prix 2019, que pontuou um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final.

Na luta pelo Bronze, perante a nº9 da hierarquia internacional, Milica Nikolic, Maria Siderot somou o terceiro ‘shido’ a 5 segundos do fim, terminando num honroso 5º lugar.

Maria Siderot – Foto: Sabau Gabriela

‘ippon’ elimina Telma Monteiro

Telma Monteiro (-57 kg) estreou-se com uma vitória frente à russa Natalia Golomidova por ‘ippon’ num combate que durou quase 6 minutos. Nos Oitavos-de-final, a medalhada olímpica venceu a israelita Timna Nelson Levy, campeã do Tel Aviv Grand Prix 2019, por ‘wazari’.

Na ronda seguinte, a portuguesa cedeu contra a alemã Theresa Stoll, vencedora do Tashkent Grand Prix 2018, por ‘ippon’ perto dos 10 minutos de combate. A Judoca Lusa não conseguiu ultrapassar a chinesa Honjjie Tian na repescagem, sofrendo o ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’. Com este resultado, Telma Monteiro termina a sua prestação no 7º lugar.

Telma Monteiro – foto de arquivo

Joana Ramos eliminada por um ‘wazari’

Na categoria -52 kg, Joana Ramos, estreou-se com uma vitória frente à georgiana Mari Makharashvili por ‘ippon’. Nos oitavos-de-final, a olímpica portuguesa foi eliminada pela israelita Gefen Primo, nº14 no Ranking Mundial, por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’.

No seu primeiro encontro, João Crisóstomo (-66 kg) não conseguiu superar o 4º Classificado no Ranking Mundial, Shmailov Baruch, de Israel, ao sofrer um ‘ippon’ no período de ‘ponto de ouro’, após um combate equilibrado.

Abu Dhabi
Joana Ramos – foto de arquivo

Seleção Portuguesa

Relembramos que a Seleção Portuguesa está presente em Baku com 11 Judocas (7 Femininas e 4 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Barbara Timo (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

A competição realiza-se até domingo, 12 de maio, na capital do Azerbaijão, contando com a participação de 431 Atletas (256 Masculinos e 175 Femininos), em representação de 56 Países.

Este sábado, segundo dia do evento, é a vez de 3 Portugueses marcarem presença nos tapetes azeris: Bárbara Timo, Nuno Saraiva e Anri Egutidze. As eliminatórias têm início marcado para as 10h00 locais (-3h00 em Portugal Continental).

Texto: Analima

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta