Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Celorico e Mondim de Basto receberam Corrida S.Tiago

A Corrida de S.Tiago nasceu de numa iniciativa da AMA – Associação Mondim Atletismo, que tem como objetivo aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza e as populações locais, promover a Região de Celorico e Mondim de Basto, as suas paisagens e a sua beleza natural, bem como a gastronomia, o comércio e a gente da sua terra.

Mondim de Basto e Celorico de Basto unidos pela corrida

A prova está inserida no calendário das festas do concelho e une os concelhos de Mondim de Basto e Celorico de Basto, que têm como pano de fundo as margens do rio Tâmega e a vista para o Alto da Senhora da Graça.

Dia 28 de julho de 2019, a 5ª edição Corrida S.Tiago teve inicio em Celorico de Basto e terminús em Mondim de Basto.

Foto: Objectiva em Movimento

Transporte

A partir das 7.30h, os atletas e os participantes da caminhada tinham transporte gratuito junto a meta, em Mondim de Basto para o local da partida, em Celorico de Basto.

Houve transportes em 30min. em 30min.e decorreu tudo em forma segura.

Pequeno atraso de alguns atletas, originou a organização a avisar a todos que começaria as 9.30h, onde estava previsto começar as 9.15h, mas estas situações são completamente normais porque a organização não sabia a que horas vinham os atletas apanhar o autocarro, com muitos atletas a chegarem atrasados, à bom português, entre as 8.20h e 9.15h , o que originou falta de transportes.

À chegada dos transportes ao local da partida em Celorico de Basto, muitos atletas dirigiam-se para zona de levantamento do seu dorsal e kit.

Esse levantamento decorreu de uma forma rápida e simples.

Camisola da 5ª Corrida S.Tiago consistia na cor branca e uma estrutura muito bonita, pela minha parte gostei muito.

Foto: Objectiva em Movimento

Partida

A partida da 5ª Corrida S.Tiago inicou-se pelas 9.30h em Celorico de Basto – Av. João Pinto Ribeiro (junto ao Tribunal de Celorico de Basto) onde terminava em Mondim de Basto, em frente ao Município de Mondim de Basto (Praça do Município).

Mais de 200 atletas iniciavam a sua aventura na Corrida S.Tiago, podendo desfrutar de uma paisagem maravilhosa das terras de Celorico e Mondim de Basto durante o percurso.

A Corrida tinha uma distancia de 12km e teve passagens pelas localidades espetaculares de Celorico de Basto, Veade, Fermil de Basto e Mondim de Basto.

Foto: Objectiva em Movimento

Caminhada

A partida da caminhada iniciou-se pelas 9.35h, minutos depois dos atletas da corrida dos 12km terem começado.

Alegria e animação contagiante pelos participantes da caminhada foi visto por todo o seu percurso.

A caminhada tinha uma distancia de 8km e o seu percurso foi realizado pela ecopista do Tâmega que liga Celorico de Basto a Mondim de Basto.

Foto: Objectiva em Movimento

Abastecimento

Os escuteiros de Mondim de Basto ajudaram a tornar este evento ainda mais perfeito com a sua boa organização, dando o abastecimento necessário para os atletas entre os km 4 e 7.

Foto: Objectiva em Movimento

Hidratação

Como todos os atletas já devem saber, mas sempre fica o alerta de agua ser super importante no rendimento da sua prova.

Num dia de calor, a agua e a hidratação são necessários e obrigatário.

Pelo menos 500 ml de líquido antes de dormir, no dia que antecede a prova, e pelo menos outros 500 ml pela manhã, logo ao acordar. também é aconselhável ingerir de 500 a 1000 ml de líquidos cerca de uma hora antes da partida da competição.

Foto: Juliana e Rita

Dica

O atleta deve beber a sua água com calma.

Diminuir o ritmo e a frequência respiratória, para tomar o líquido com segurança, é a melhor opção.
Não serão 20 ou 30 segundos a mais que prejudicarão o atleta no tempo total da prova.

Foto: Juliana e Rita

Nuno Costa vencedor da 5ª edição Corrida S.Tiago

Nuno Costa, do Maia AC e Bruno Silva, do Águias de Álvelos estiveram desde inicio da prova em disputa pela liderança, sempre variado por vezes Nuno colocava-se na frente noutras Bruno também se colocava, mas foi a partir do km 9 que Nuno Costa decidiu arriscar e dar o forcing final para os últimos 3 km e acabando por se consagrar vencedor da 5ª Edição Corrida S.Tiago.

Nuno Costa, do Maia AC acabou por conquistar a sua primeira vitoria na Corrida S.Tiago com um tempo final de 38.01min.

Prova espetacular deste atleta que sempre foi uma promessa do nosso atletismo português, onde penso que tem muito potencial para destacar ao mais alto nível.

Foto: Juliana e Rita

Bruno Silva – Águias de Alvelos – 38.25min, acabou por ficar no segundo lugar e na terceira posição Marco Ferreira – UD Várzea – 39.11min.

Rosa Madureira vence no Sector Feminino

Rosa Madureira conquistou também a sua primeira vitoria na Corrida S.Tiago, com um tempo final de 45.16min, andando quase sempre isolada, desde o inicio da prova, e escapando a Andreia Cunha – FISIO, que conquistou a 2ª posição com 47.30min, Cristina Pereira – 48.58min, foi a 3ª classificada.

Foto: Juliana e Rita

Vencedores por escalões

Séniores – Nuno Costa – Maia AC – 38.01min / Andreia Cunha – FISIO – 47.30min /Vet 40 – Marco Ferreira – UD Várzea – 39.11min / Rosa Madureira – 45.16min, Vet 50 – Adão Pinto – ADA Amarante – 41.59min / Rosa Barros – ADA Amarante – 1.01h.

Foto: Objectiva em Movimento

Manuela Machado presente na 5ª Edição Corrida S.Tiago

Manuela Machado, umas das melhores maratonistas portuguesas esteve presente ajudando a organização no final da prova, com a sua simpatia e boa disposição.

Um prazer encontra-la no fim da minha prova, uma força viva e sempre muito simpática e atenciosa a cada atleta, a quem precisasse de ajuda para qualquer coisa.

Foto: Objectiva em Movimento

O atleta mais veterano

Referir que Manuel Machado, da AMA-Associação Mondim Atletismo foi pelo 5º ano consecutivo o atleta mais Veterano a participar na Corrida S.Tiago.

Depois de uma prova exigente, os atletas e participantes da caminhada tinham ao seu dispor a sua merecida medalha e logo a seguir comida e brindes para reforçar e ganhar energias.

Felicito mais uma vez a organização que estiveram excelentes em toda a prova, sempre atenciosos e no final da prova aqueles brindes foram um momento muito bom para todos os atletas, criando também um ambiente espetacular para a cerimonia de entrega de prémios.

Tiago Lopes – OPraticante.pt – Foto: Juliana e Rita

OPraticante.pt também marcou presença com os seus representantes e como média

A equipa do Opraticante.pt esteve representada por dois atletas tendo obtido os seguintes resultados:
Tiago Lopes – 48.46min. – 34º Geral e 14º Senior e Carlos Morais – 59.33min. – 116º Geral e 42º M40

Referir também os vencedores do passatempo desta 5ª Edição da Corrida S.Tiago:

José Costa – 59min. – 112º Geral e 41º M40 e Joaquim Vaz – 1h05min – 156ª Geral e 55º M4O.

Foto: Juliana e Rita

Aspetos positivos

Sempre admirei e gostei desta prova, recomendo a todos os atletas que venham a partir do próximo ano.

Paisagens incríveis e muito apoio durante a prova, alem disso uma organização perfeita que esteve sempre ao dispor em tudo que necessitavam.

A 5ª Edição da Corrida S.Tiago foi sem duvida um sucesso, e contou com 213 atletas a terminar a prova e mais 200 participantes na caminhada.

Penso que esta prova merece muitos mais atletas e ser destacada no panorama nacional, talvez algumas provas no dia anterior tivesse afastado muitos atletas de comparecer a esta grande Corrida S.Tiago.

celorico
Foto: Objectiva em Movimento

Aspetos a Melhorar

O evento e a organização foi perfeito, mas apenas aponto um pequeno detalhe de o Chip ser utilizado na sapatilha, penso que deveriam mudar e coloca-lo como todas as provas no interior do dorsal, assim é mais confortável e seguro para todos os atletas e não precisam de estarem obrigados a retirar logo de uma prova exigente.

Classificações.

Página do evento.

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Corrida S.Tiago / Objetiva em Movimento

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta