Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Corrida S.Tiago entre Celorico de Basto e Mondim de Basto

A V Corrida S.Tiago realiza-se entre o concelho de Celorico de Basto e Mondim de Basto, no dia 28 de julho, pelas 09h15.

Celorico de Basto

Celorico de Basto é uma bonita Vila do Norte de Portugal, sede de município, situada junto ao Rio Tâmega, e formada por vales férteis, dona de uma rica história e localizada num local de grande beleza natural, entre as Serras do Barroso e do Marão e o planalto de Montelongo.

As suas origens são remotas, tendo por aqui passado diversos povos e culturas que deixaram as suas marcas e vestígios, como é o caso dos Célios e dos Bástulos que aqui terão fundado uma povoação chamada Celióbriga ou Celóbriga de onde terá surgido o topónimo principal do concelho.

Castelo de Arnóia – Celorico de Basto

A sua história está profundamente ligada à do seu castelo, de fundação anterior à nacionalidade, de onde a povoação se terá desenvolvido ao longo dos séculos.

Celorico de Basto teve grande importância na época medieval por aqui se situarem pontos estratégicos de defesa da região: os castelos de Celorico de Basto e o de Arnóias.

Poderá ficar a conhecer melhor a história de Celorico de Basto.

Mondim de Basto

Vila e sede concelhia, Mondim de Basto encosta-se a banda esquerda do rio Tâmega, assente em chãos de grande fertilidade, estendidos no sopé do monte farinha, que segura no cume o santuário da Senhora da Graça.

Srª da Graça – Mondim de Basto

Os montes próximos albergam ainda vestígios de povoações e construções de povos anteriores à romanização da Península. Por exemplo, no cerro do Monte Farinha há ainda menções e restos no local que testemunham a existência de três castros. Também próximo do lugar de campos se pode encontrar o castro do Castroeiro, onde o aroma e névoas dos tempos pré – históricos se podem ainda vislumbrar nos desenhos das construções definidos pelas pedras que teimam em servir de testemunhos das mãos que as colocaram em ordem construtiva.

Poderá ficar a conhecer melhor a história de Mondim de Basto

Corrida S.Tiago

V Corrida S.Tiago, uma iniciativa da AMA – Associação Mondim Atletismo, que tem como objetivo aliar a prática desportiva ao contacto com a natureza e às populações locais, promover a Região de Basto, as nossas paisagens e a sua beleza natural, bem como a gastronomia, comércio e a gente da nossa terra.

Inserida no calendário das festas do Concelho, a prova liga o concelho de Celorico de Basto e Mondim de Basto, que tem como pano de fundo as margens do rio Tâmega e a vista para o Alto da Senhora da Graça. Junte os amigos e família e venha fazer parte desta festa.

A correr ou a caminhar o importante é participar

As provas da V Corrida S.Tiago têm uma extensão de 12km na corrida, 8km na caminhada, com partida em Celorico de Basto – Praça Albino Alves Pereira e com término em frente ao Município de Mondim de Basto (Praça do Município).

E fiquem atentos também ao Trail Fisgas de Ermelo que esta Associação Mondim Atletismo organiza.

Página da organização.

Página do evento.

Inscrições.

Texto: Henrique Dias
Fotos: Organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta