Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Cimeira mais aguardada do Open de Portugal

Ao fim de seis jornadas, os dois principais favoritos ao triunfo final do Open de Portugal/Cidade de Lisboa já se separaram da concorrência e seguem isolados, com 5,5 pontos, numa fase em que a competição do pavilhão do Casal Vistoso entra nos lances decisivos, numa cimeira aguardada com intensidade.

Cimeira
Alexander Motylev e Eduardo Iturrizaga

Motylev e Iturrizaga na cimeira mais aguardada do Open de Portugal

O russo Alexander Motylev e o venezuelano Eduardo Iturrizaga têm confirmado o estatuto de figuras máximas do Open e vão jogar entre si na sétima jornada, na cimeira mais aguardada do principal torneio português.

Em termos de ranking, apenas quatro pontos separam os dois xadrezistas, habituais clientes do top-100 mundial. Motylev, número 1 da prova, tem 2644 pontos Elo e é o 112.º jogador mundial, enquanto Itjurrizaga, com 2640, ocupa a 122.ª posição do ranking. Teremos assim um grande duelo em perspetiva, com Motylev a dispor da ligeira vantagem de conduzir as peças brancas.

Os dois jogadores dividem o comando, com meio ponto de vantagem sobre um grupo de 14 jogadores, onde se incluem todos os outros candidatos ao trono do torneio.

Luís Galego

O grande mestre Luís Galego é o melhor português no Open de Portugal

O melhor português no Open passou a ser o grande mestre Luís Galego, que obteve na sexta ronda o terceiro triunfo consecutivo – sobre o mestre FIDE polaco Kosma Pacan-Milev – e soma agora 4,5 pontos, ocupando o grupo dos 17.ºs classificados.

No grupo dos xadrezistas com 4 pontos estão 10 portugueses, destacando-se Ricardo Dias, Tiago Leão e Armando Roque, autores de excelentes triunfos perante adversários bem mais cotados.

O Open de Portugal/Cidade de Lisboa termina no sábado, dia 2 de fevereiro, com a realização da nona jornada, a partir das 14 horas. As sétima e oitava jornadas jogam-se às 19 horas.

Todos os resultados e classificações do Open de Portugal / Cidade de Lisboa.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta