Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Paulo Costa melhor Português num Open com 11 líderes

A quinta jornada do Open de Portugal/Cidade de Lisboa tinha, nas três primeiras mesas, duelos entre grandes mestres, que lutavam pela possibilidade de continuarem 100% vitoriosos, mas verificaram-se três empates e agora já não há xadrezistas só com triunfos, o destaque desta jornada vai para o português Paulo Costa.

A estes seis jogadores juntaram-se mais cinco, que seguiam a meio ponto e obtiveram triunfos, pelo que são agora 11 os líderes do torneio, num sinal de enorme equilíbrio da grande competição portuguesa, que decorre no segundo pavilhão do Complexo Municipal do Casal Vistoso.

Paulo Costa

Paulo Costa é o melhor Português

O melhor jogador português no Open passou a ser o mestre nacional Paulo Costa, com 4 pontos, seguindo no grupo dos 12.ºs classificados, a meio ponto dos líderes. Paulo Costa, cotado com 2200 pontos Elo, obteve uma brilhante vitória numa partida de ataque, frente ao mestre internacional indiano Teja Krishna, jogador com 2391 pontos Elo.

No grupo dos xadrezistas com 3,5 pontos, colocados a partir da 29.ª posição, estão seis portugueses, o grande mestre Luís Galego, os mestres internacionais Rui Dâmaso e Sérgio Rocha, o mestre FIDE Pedro Rego, o mestre nacional Bruno Martins e o jovem João Pedro Andias, que continua a surpreender pela positiva.

Rui Damaso

Mestre FIDE feminina Rita Jorge

Quem continua a dar excelente conta de si neste Open é a mestre FIDE feminina Rita Jorge, que voltou a obter um resultado positivo na quarta jornada do Open, ontem realizada, um empate frente ao mestre FIDE bósnio Avni Ermeni, que a coloca no grupo dos xadrezistas com 2,5 pontos, onde também se encontra outro jogador do Galitos em boa forma, João Pedro Andias, que também empatou com um adversário mais cotado, o espanhol Svyatoslav Korneev.

Rita Osório
Rita Osório Jorge

O Open de Portugal/Cidade de Lisboa reúne 270 jogadores e decorre até ao dia 9 de fevereiro, com rondas diárias, sempre a partir das 19 horas, com exceção da nona e última, que começa às 14 horas.

O Open de Portugal/Cidade de Lisboa decorre até ao dia 2, com jornadas diárias a partir das 19 horas, à exceção da nona e última, que se inicia às 14 horas.

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta