Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

PETRUS RUN o regresso á idade do ferro…

A já tão conhecida corrida Petrus Run, prova com 10.000 metros, já na sua 5ª edição, será realizada neste ano de 2019 no dia 24 de março pelas 10h00, realizada na freguesia de Pedroso e Seixezelo, com partida na Rua Rio da Costa. Os valores dos prémios rondam os 2400 €, a ser distribuído por diversos escalões na prova rainha.

Petrus Run

Petrus Run a união faz a força

A união faz a força e assim é a organização desta prova, a Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, apoiada na organização do evento pelo Clube Spiridon de Gaia e do Clube os Gaienses/Toyota, e o apoio técnico a cargo da Evensport realizam uma prova validada e credenciada pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo do Porto, respeitando os regulamentos e todas as normas existentes. Uma prova com características e que promete muita competição entre os participantes.

Para os menos velozes, mas que gostam de praticar um desporto, têm a oportunidade de participar na caminhada solidária, sendo já a sua 3ª edição, o horário da partida está programado para as 10h10, com aproximadamente 5 Km.

Foto – Pedro José Silva

Texto extraído da edição de 2018

Situada no concelho de Vila Nova de Gaia, a União das Freguesias de Pedroso e Seixezelo surge da reorganização administrativa do país na qual se procedeu à junção autárquica da freguesia de Pedroso e da freguesia de Seixezelo, passando, assim, a ser uma união desde as eleições autárquicas de 29 de Setembro de 2013.

Trata-se, segundo os vestígios arqueológicos, de um dos territórios mais antigos do concelho: a Mamoa da Raposa, descoberta em 1984, data do período Neo-Calcolítico e o Castro Petrosus, no Monte Murado, datado do ano 7 d.C., começou a ser habitado na Idade do Ferro, tendo o seu povoamento se prolongado, pelo menos, até ao período romano.

Bruno Silva
Foto: Cristina Moreira

Este era um povoado habitado pelos Túrdulos Velhos e é exactamente em Castro Petrosus que tem origem o actual nome da freguesia. Foi neste mesmo monte que, em 1982, foram encontradas 2 placas de bronze (Tesserae Hospitales), datadas dos anos 7 e 9 d.C., tendo sido consideradas os achados arqueológicos mais importantes da década na Península Ibérica.

As inscrições nelas contidas permitiram perceber a existência de pactos de hospitalidade entre Turduli Veteres, da tribo Galeria, e vários indivíduos indígenas dos Turduli Veteres.

Desta forma, pode afirmar-se que Pedroso faz parte do principal roteiro arqueológico do país, constituindo as referidas placas uma prova inequívoca da sua identidade histórica, que remonta a muito antes da nacionalidade portuguesa.

Um desafio com história

Assim sendo, é uma localidade com um grande passado histórico e a organização para manter viva a tradição a conclusão desta prova é realizada, quase como nos jogos olímpicos, com a entrada no Estádio Jorge Sampaio, uma volta há pista e depois a meta, transparecendo assim a grandeza de mais uma conclusão e transportando os antepassados para os tempos modernos.

Petrus Run, este evento e com o reforço da organização, têm como objectivo dinamizar a pratica desportiva na região e não esquecendo os seus antepassados da idade do ferro.

Foto – Pedro José Silva

Posto isto, são as condições ideias para mais uma competição saudável, os anos de experiencia da organização, proporcionarão bons momentos de convívio. Façam as vossas inscrições e o efectuem o levantamento dos dorsais nas instalações da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo.

Evento no facebook.

Sitio oficial do evento.

Inscrição.

Boa diversão e lá nos encontraremos!

Texto: Manuel Carlos Martins
Fotos: Arquivo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta