CNU’s 2015: Dia de grandes emoções revela finalistas
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), anfitriã das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), assegurou esta quarta-feira, a presença nas finais de Andebol e de Futsal masculinos. Também a Universidade do Porto (U.Porto) agarrou também a oportunidade de vencer mais um campeonato, desta vez no Andebol feminino.
Sem descurar as restantes modalidades disputadas, que ainda jogavam a fase de grupos, as atenções estiveram viradas para as modalidades de Andebol f/m e de Futsal f/m que iam apurar as equipas que amanhã vão competir pelo título de campeão nacional universitário de cada modalidade.
No Andebol feminino, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), atual campeão nacional universitário da modalidade, chegou à meia final, onde enfrentou a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). No entanto, não conseguiu garantir lugar na prova pela renovação do título, deixando-a entregue ao vencedor da final entre a U.Porto, que derrotou a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI), e a formação aveirense. O pavilhão de Lamaçães vai ser o palco da final de andebol feminino onde, pelas 16h30, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro vão disputar o título universitário.
Na competição masculina, a equipa do Minho, detentora dos títulos de campeã nacional e mundial universitárias, continuou no seu caminho da vitória ao derrotar a AAUAv por 34-23. Esta vai defrontar a Associação de Estudante da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH) no jogo para o 3º e 4º lugares, que, por sua vez, foi vencida pelo IPLeiria. A grande final disputa-se amanhã no pavilhão Flávio Sá Leite pelas 16 horas. O apuramento do 3º e 4º classificados decorre mais cedo, pelas 14 horas no mesmo local.
Em Guimarães, disputavam-se os últimos jogos da fase de grupos do Futsal e preparavam-se para entrar nas fases eliminatórias. A primeira grande surpresa foi o não apuramento da atual campeã nacional universitária no feminino, a Associação Académica de Coimbra (AAC), para as meias finais, assim como a vice-campeã AA da Universidade de Évora (AAUE), que foi derrotada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da UP (AEFADEUP), por 4-5. Já o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), responsável pela derrota da AAC (0-2), promete continuar a dar cartas naquela que é a sua primeira participação no Futsal universitário feminino. Após empatar a 1 bola com a AA da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), no jogo que apurou quem vai defrontar a final com a AE do ISCTE-IUL (vencedora do jogo frente à AEFADEUP), acabou por ganhar o jogo nas grandes penalidades.
No Futsal masculino, a AAUM não deixou a Associação de Estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (AEISCAC) passar à final, vencendo-a por 6-0. Também se apurou para a final a atual campeã nacional, AAC, ao vencer o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) por 4-0. As finais de Futsal feminino e masculino vão decorrer durante o dia de amanhã, o masculino de manhã, a partir das 10 horas, no Pavilhão do Inatel, e o feminino de tarde, a partir das 14h30, no Pavilhão Multiusos, em Guimarães.
O Futebol 11 teve mais uma jornada da fase de grupos e saíram apuradas para os quartos-de-final as equipas da AAUM, da AA da Universidade da Beira Interior, da AAC e da AEFADEUP.
Também o Voleibol masculino apurou a AE da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), a AAC, a AE da Faculdade de Engenharia da UP (AEFEUP), a AAUM, o IP do Porto (IPP), a AAUAv, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) e a AEFADEUP para os quartos-de-final.
Na passada quarta-feira teve ainda início o Hóquei masculino, onde as equipas da AEIST, a AAUAv e a U.Porto já tiveram a oportunidade de se destacarem e ganharem vantagem para os jogos de amanhã.
No basquetebol masculino continuam a decorrer os jogos da fase de grupos. No grupo A, a Faculdade de Economia do Porto venceu a Académica de Coimbra por 48-45, após prolongamento. Já no jogo que colocou frente a frente o Instituto Superior Técnico e a Universidade do Minho, a academica minhota levou a melhor e ganhou por 10 pontos (59-49).
As partidas disputadas do grupo B foram equilibradas mas as equipas que somaram mais pontos foram as da Universidade de Évora (AAUE 40-39 AEFEUP) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (AAUAv 62-64 AEISCAL).
No grupo C, o Instituto Universitário de Lisboa venceu a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa por 43-54. A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto mostrou-se superior ao vencer a Universidade da Beira Interior.
Para o basquetebol feminino este foi o primeiro dia de competição. A AAC ganhou os dois jogos frente à AAUM (55-44) e à U.Lisboa (61-33). A AEFEP perdeu com a AAUM (47-54) mas venceu o segundo por um ponto frente à AA da ULisboa (66-65).
Os jogos do grupo B ainda decorrem no complexo desportivo de Azurém, em Guimarães, mas já existem vencedores dos primeiros jogos do dia. A AEISCTE – IUL perdeu com a AEFEUP por 28-60 e a AAUAv conseguiu uma vitória frente à AAUBI.