COIMBRA ANIMA COM A 45ª SÃO SILVESTRE

No próximo dia 16 de Dezembro de 2023, realiza-se a Remax White São Silvestre de Coimbra – 45ª edição, organizada pela Escola de Atletismo de Coimbra / A. R. Casaense, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Distrital de Coimbra.
As inscrições já se encontram abertas, e a expetativa da organização é de voltar a superar o recorde de inscrições.
A 45ª edição da São Silvestre de Coimbra tem dois percursos, um de competição de aproximadamente 10 km e uma Caminhada que terá uma distância de 5 km.
Site oficial do evento
Leia também
COIMBRA TERÁ MAIS ENCANTO NA NOITE DE SÃO SILVESTRE
São Silvestre de Coimbra volta a iluminar a cidade
E se ainda não conhece esta magnifica São Silvestre que todos os anos ilumina Coimbra, desfrute do artigo escrito pela representante do nosso órgão OPraticante.pt – Helena Santos
OPraticante.pt foi media partner da 44ª São Silvestre de Coimbra, numa edição composta por uma corrida cronometrada na distância de dez quilómetros, uma caminhada com cinco quilómetros e a corrida para jovens.
A partida e chegada ocorreram na Rua Infanta Dona Maria junto ao Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia e aos atletas era proposto um percurso a uma só volta em direção à baixa coimbrã e com regresso ao mesmo local.
Após o tiro de partida, os atletas desciam junto ao Estádio e viravam à direita para percorrer as ruas emblemáticas do Calhabé.
Primeira parte da prova muito rápida, com a maior parte do percurso a decorrer na Rua do Brasil até se chegar à baixa coimbrã.
Após a passagem pela Câmara Municipal, surge a parte mais difícil da prova com as subidas da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes e da Avenida Sá da Bandeira.
De seguida os atletas viravam à direita onde iriam passar ao lado das monumentais escadas da Universidade e debaixo do Aqueduto de São Sebastião.
Ultrapassadas as principais dificuldades, passagem junto ao Jardim Botânico, aí os atletas desciam pela Alameda Júlio Henriques até junto do Estádio Cidade de Coimbra onde voltavam a subir para terminarem a sua prova.
Batido novamente recorde de inscrições
Na edição de 2022 e mais uma vez como tem sido habitual nos últimos anos foi atingido o maior número de inscritos, chegando aos 2150
Também na corrida cronometrada foi batido um novo recorde de finalistas tendo terminado 1493 atletas, batendo os 1351 da edição anterior.
Um evento que valoriza os mais jovens
Também como nos tem habituado a organização, verificou-se que a compor o evento também estiveram corridas jovens.
E assim coube mais uma vez ao mais jovens abrirem o evento.
Algo que outras equipas e eventos deveriam também apostar e que cada vez mais se está a ver. Até porque os mais novos são o futuro da modalidade.
Samuel Freire e Solange Jesus foram os vencedores da 44ª São Silvestre de Coimbra
O vencedor da 44ª São Silvestre de Coimbra foi Samuel Freire do Vitória de Setúbal com 00:29:55.
A completar o pódio ficaram Rogério Amaral do CPT Sobral de Ceira com 00:30:46 e Hermano Ferreira da Escola de Atletismo de Coimbra/JPaiva com 00:31:18.
Na vertente feminina da prova, Solange Jesus do CD Feirense foi a grande vencedora ao cortar a meta com 00:33:26, repetindo assim a vitória de 2021.
Seguiram-se nas restantes posições, Ana Ferreira do Sporting CP com 00:33:35e Carla Martinho do RD de Águeda com 00:34:29.
OPraticante.pt
A equipa de OPraticante.pt esteve presente e obteve os seguintes resultados Sérgio Ruela 139º lugar na geral e 67º Sénior M – 00:42:40 e Helena Santos 1213º lugar na geral e 134º Sénior F – 01:06:13.
Esteve ainda representado na caminhada por quatro atletas.

São Silvestre de Coimbra muito bem organizada
Mais uma vez e como nos tem habituado a São Silvestre de Coimbra apresenta uma excelente organização.
Quem participa nesta prova tem a possibilidade de percorrer as ruas de umas da cidades mais emblemáticas de Portugal, a bela cidade de Coimbra.
Foram vários os pontos de animação ao longo do percurso para animar os atletas que iam passando, haja animação visto mais uma vez estar um bocadinho despida de público.
O local onde mais público se viu foi na baixa coimbrã mas que se fizeram ouvir muito bem no apoio aos atletas.
E agora ficou com vontade de participar, então não perca oportunidade e inscreva-se