Escalada de Bloco, competição europeia em Portugal

Escalada de Bloco

Prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco realiza-se em Soure e junta mais de 250 jovens atletas de 20 países.

A localidade de Soure, no distrito de Coimbra, vai acolher pela 4ª vez uma prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco (European Youth Cup Boulder 2019), para os escalões jovens, entre os 14 a 19 anos. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada em parceria com o Núcleo de Escalada de Soure, vai decorrer este fim de semana, dias 27 e 28 de abril.

 

Núcleo de Escalada de Soure

O Núcleo de Escalada de Soure nasceu em 2004, foi criado pelo anfitrião professor Alberto Cruz. Inicialmente, as condições eram muito poucas, escalavam numa parede em mau estado, que tinha sido construída no jardim da casa do padre José Cunha para os membros do “Juvenil” (Grupo de Jovens de Soure). Desde logo, começaram a participar nas competições distritais, das quais, incrivelmente, tomaram poder imediatamente. E assim foi que o clube cresceu até este patamar e fulgor evidenciado actualmente.

Taça da Europa de Escalada de Bloco

Esta competição de escalada para jovens, na variante de bloco, vai reunir mais de 250 atletas de duas dezenas de países, que vão competir pela melhor classificação de uma prova que está integrada no calendário da IFSC (International Federation of Sport Climbing).

Com entrada livre, a competição decorre no Pavilhão Encosta do Sol (Soure), e vai contar com a participação de alguns dos atletas que vão estar presentes em Tóquio 2020, edição de estreia da escalada em Jogos Olímpicos.

Desde 2016 que Soure tem vindo a receber provas do Campeonato da Europa de Escalada de Bloco para Jovens, um reconhecimento das organizações internacionais da excelência das instalações e da organização das anteriores edições, e trazendo ao concelho centenas de desportistas, técnicos, árbitros e fãs deste desporto.

Mais informações no site oficial do evento.

A prova será transmitida ao vivo através de streaming através do canal da FPME: FPME TV.

Parceiros

Deixe uma resposta