Congresso da Corrida – Prof. Moniz Pereira em Portimão

Congresso da Corrida - Professor Moniz Pereira

A Federação Portuguesa de Atletismo organiza o Congresso da Corrida Prof. Mário Moniz Pereira no próximo dia 1 de dezembro, iniciativa que decorrerá no auditório do Museu de Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Congresso da Corrida – Professor Moniz Pereira

Em 2018 associámos ao Congresso o nome do Prof. Mário Moniz Pereira, procurando recordar e relevar a sua importância na história da modalidade, espelhada no desenvolvimento da corrida e dos resultados internacionais obtidos nesta área e assim entrecruzá-lo com a história atual.

Congresso da Corrida - Professor Moniz Pereira

A corrida tem vindo a ocupar um lugar muito significativo nas práticas desportivas dos Portugueses, nas suas várias vertentes (os números são conhecidos), e estamos em crer que através da sua prática têm vindo a ser criadas condições para se promover o aumento da atividade física em Portugal, de modo a poderem alcançar-se os objetivos e metas propostas pelos vários Planos e Programas de Promoção da Atividade Física, do qual o PNMC faz parte de forma inequívoca .

No programa do congresso estão integradas várias áreas temáticas do conhecimento relacionadas com a modalidade, desde a vertente intergeracional à saúde, passando pela formação e rendimento, com a participação de diversos especialistas, no sentido de se alargarem sinergias e destacar a visão articulada e integrada no panorama da corrida e do desporto nacional.

Programa Nacional de Marcha e Corrida

Refira-se, a este propósito, que o Programa Nacional de Marcha e Corrida, desenvolvido em conjunto pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e FPA sempre teve na área da formação um dos principais pilares de intervenção, no sentido de qualificar cada vez mais, quer a prática, quer a intervenção técnica destes responsáveis.

No ano passado (2018), foi decidido associar ao Congresso da Corrida o nome do Prof. Mário Moniz Pereira, tentando recordar e relevar a importância na história da modalidade do consagrado treinador, espelhado no desenvolvimento da corrida e dos resultados internacionais obtidos nesta área, entrecruzando-o com a história atual.

Ana Cabecinha
Ana Cabecinha

Homenagem a Ana Cabecinha e o seu treinador, Paulo Murta

No decorrer da iniciática serão homenageados a atleta algarvia Ana Cabecinha e o seu treinador, Paulo Murta, merecendo destaque o Centro Municipal de Marcha e Corrida de Portimão, que atualmente movimenta 75 pessoas, entre os 15 e os 70 anos.

O desafio está lançado. Contamos com a presença e contributo de todos para fazer deste Congresso um espaço de partilha e reflexão acerca do Movimento da Corrida em Portugal.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Parceiros

Deixe uma resposta