Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Aguiar da Beira vem conhecer de mapa na mão

Aguiar da Beira é uma pitoresca vila Portuguesa localizada na região centro de Portugal. Com pouco mais de 5000 habitantes, o concelho combina de forma perfeita o património, a gastronomia e a natureza.

Se na gastronomia pontifica o tão bem conhecido queijo Serra da Estrela, a sua natureza ímpar, em particular as suas florestas, têm atraído ao território competições nacionais e internacionais de Orientação.

Desde a primeira competição internacional, em 2014, que o feedback dos melhores atletas do mundo tem sido incrível.

Aguiar da Beira referência internacional

Relatos da experiente treinadora checa Eva Jurenikova, que escreveu no Twitter “Orientação dificilmente pode ser melhor que em Aguiar da Beira”, e de Thierry Gueorgiou, atleta Francês que foi campeão do mundo catorze vezes, que considera Aguiar da Beira dos melhores locais do mundo para a prática da modalidade, comprovam a excelência do concelho para a prática da modalidade e, complementarmente, ano após ano, o número de atletas nacionais e estrangeiros que a visitam tem vindo a aumentar.

Tendo por base todos os predicados do território para a prática da modalidade de Orientação, recentemente a Federação Internacional de Orientação atribui a Aguiar da Beira a organização do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores em 2021, evento que seguramente será um marco desportivo para toda aquela região.

Orientado para a vida

Tendo por base as mais valias do território, o Município de Aguiar da Beira, apoiado pelo Turismo de Portugal, está a desenvolver o projeto “Oriented for Life”, iniciativa que pretende posicionar o território como destino privilegiado para a prática da modalidade de Orientação, seja ela na vertente competitiva ou turística.

Do ponto de vista turístico, um dos pontos principais deste projeto consiste na criação de três percursos permanentes: (1) Percurso de Orientação Turística de Aguiar da Beira (visível na página seguinte); (2) Percurso de Orientação Turística Dolmens de Carapito; e, (3) Percurso de Orientação Turística Rota do Míscaro.

Todos estes percursos foram desenvolvidos com foco na vertente turística, onde o cidadão comum pode explorar vários pontos turísticos do Município de Aguiar da Beira, ao mesmo tempo que é estabelece contacto com a modalidade de Orientação. Todos os percursos têm acesso gratuito – podendo os interessados obter os mapas na biblioteca municipal ou no site.

Nesse mesmo site irão estar disponíveis Guias de Orientação Turística, nos quais pode ser consultada informação diversa sobre os percursos, a modalidade de Orientação e o Município de Aguiar da Beira.

Portanto, se gosta da natureza e quer conhecer as Ruínas do Castelo, a Nª Senhora Da Assunção, os Dolmens de Carapito, o Largo dos Monumentos ou observar os Míscaros a nascer na floresta, venha a Aguiar da Beira e explore o território com um mapa na mão.

Oriented For Life – Aguiar da Beira no facebook.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta