Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq

Contagem decrescente para a Taça de Portugal Feminina

Numa semana em que a Volta ao Alentejo se destaca, o calendário nacional está repleto de corridas, sobressaindo as duas primeiras provas da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, sábado e domingo, em Albufeira e em Palmela, respetivamente.

Taça de Portugal Feminina

O pelotão feminino começa por competir às 10h00 de sábado, no centro de Albufeira. Estão inscritas 77 corredoras, distribuídas pelas categorias de elite, juniores, cadetes e masters. Confirmando-se que Portugal e o Algarve são, cada vez mais, destinos privilegiados para a prática de ciclismo, a lista de inscritas conta com corredoras de Portugal, Brasil, Reino Unido, Holanda, Irlanda e Nova Zelândia. As corredoras de elite vão completar 87 quilómetros. Para as juniores estão reservados 70, enquanto as cadetes e as masters vão pedalar ao longo de 53 mil metros.

No dia seguinte, às 11h00, Palmela acolhe a segunda prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. O pelotão tem uma composição semelhante ao da véspera. As ciclistas de elite têm por diante 77,4 quilómetros, as juniores vão completar 62,5, as cadetes e as masters percorrem 46,8 quilómetros.

Taça de Portugal Feminina

Taça de Portugal de Cadetes

A Taça de Portugal de Cadetes também arranca no próximo domingo. A primeira fase desta competição é inter-regional. Os cadetes da zona Norte correm em Paços de Ferreira, a partir das 9h30 de domingo, num traçado de 63,6 quilómetros. Os jovens da zona Sul enfrentam-se em Palmela, às 16h00, num percurso de 79,2 quilómetros.

O pelotão master estreia-se em 2019 com a Volta ao Concelho de Almodôvar, competição que se distribui por três etapas, a disputar sábado e domingo. No primeiro dia haverá uma tirada, a partir das 14h30. A segunda jornada é dupla, com etapas às 10h00 e às 16h30.

Ciclismo internacional no BTT e na estrada

Portugal vai ser palco de duas competições internacionais durante esta semana, a Volta ao Alentejo, competição de classe 2 UCI, entre quarta-feira e domingo, e a terceira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), corrida de classe 1, no domingo.

Depois de ter sido palco do Campeonato da Europa de DHI em 2018, o Louzanpark volta a receber os melhores especialistas mundiais de descida em BTT, no domingo. A prova, pontuável para a Taça de Portugal, será também um teste para as estrelas internacionais, tendo em vista a época de 2019 da Taça do Mundo.

Entre os cerca de 200 inscritos, há nomes de peso da cena internacional de DHI, como é o caso dos dois primeiros do ranking UCI, o francês Amaury Pierron e o britânico Danny Hart (campeão mundial em 2011 e 2016), sem esquecer outro britânico, Gee Atherton, que vestiu a camisola arco-íris, em 2008 e 2014.

A prova, em território das Aldeias do Xisto, terá corredores de dez países: África do Sul, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça. A manga de qualificação começa às 11h00 e a final arranca às 14h30.

alentejana

37.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola

Já a partir desta quarta-feira corre-se a 37.ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. A prova será disputada por 18 equipas, que terão de percorrer 802,1 quilómetros. A primeira etapa e mais longa da corrida liga Montemor-o-Novo a Moura, ao longo de 208,1 quilómetros. Segue-se, na quinta-feira, uma viagem de 182,8 quilómetros, entre Mértola e Odemira. Na sexta-feira a caravana deixa Santiago do Cacém para alcançar Moura, depois de percorridos 176,5 quilómetros.

Sábado é dia de jornada dupla e, provavelmente, das grandes decisões relacionadas com a geral individual. De manhã corre-se entre Ponte-de-Sor e Portalegre, numa viagem curta, 74,3 quilómetros, marcada pela exigente subida do Cabeço de Mouro, a 5,4 quilómetros da meta. A etapa vespertina é um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, em redor de Castelo de Vide.

A Volta ao Alentejo termina no domingo, com uma tirada de 152 quilómetros, entre Portalegre e Évora.

Mais eventos oficiais

23 de março: 2.ª Prova da Taça da Madeira de Enduro,
24 de março: Encontro Regional de Escolas, Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar
24 de março: Campeonato Open de XCO da Maia, Vila Nova da Telha, Maia
24 de março: Maratona BTT de Cebolais de Cima, Castelo Branco

Texto / Fotos: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta