CORK TRAIL E O MONTADO DE SOBRO

Foto: Bernardete Morita Photography
O Concelho de Coruche é considerado a Capital Mundial da Cortiça, sendo o montado de sobro característico da região e com o objectivo de dar a conhecer os fantásticos trilhos que o percorrem o Coruche Outdoor Adventure Club, com o apoio da Câmara Municipal de Coruche, União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra e outras associações da região, dia 01 Novembro de 2022, voltaram a Organizar a 7ª Edição do Cork Trail, na localidade de Erra.
Leia também
CORK TRAIL REGRESSA EM MODO SÃO MARTINHO
Fonte: Nuno Lucas // OPraticante.pt
Fotos: Armindo Santos // RUN 4 FFWPU e Bernardete Morita Photography
Cork Trail uma bela prova com direito a tudo o que nos atrai no Trail Running
A manhã estava fresca, mas as poucas nuvens no céu, prometiam um bom tempo para a prática desportiva, pelo que a alegria era contagiante quando chegámos à Área de Serviço de Autocaravanismo e Centro de BTT, da Vila Nova da Erra, onde estava sediada toda a logística.
Somos recebidos pelo incansável speaker, Hugo Água (será que ele não descansa ?), seguimos para o secretariado onde rapidamente nos é entregue o saco contendo o nosso dorsal e aproveitamos a presença do simpático fotógrafo Armindo Santos, para registar este momento com uma fotografia de grupo.
Devidamente equipados encaminhamo-nos para a Partida onde após escutarmos os conselhos finais, o relógio marca as 09H00 e é dado o sinal para arrancarmos com o objetivo de superarmo-nos através da prática deste desporto que nos cativa.
A partida foi em conjunto entre os que iriam participar no Mini Trail, que tinham que completar uma volta ao percurso de 12 Km e os que teriam que o percorrer duas vezes, no total de 24 Km do Trail Longo.
Mas a confusão inicial rapidamente termina ao sermos confrontados com a primeira das muitas subidas com que fomos presenteados e ao entrarmos nos trilhos já íamos muito mais calmos e conscientes de que não ia ser uma prova fácil.
Pouco depois somos seguidos pelos caminhantes que tinham 7 km para percorrer.
Cork Kids para os jovens sentirem a magia do Trail
Ninguém foi esquecido, tendo-se realizado o Cork Kids para os participantes mais jovens terem oportunidade de sentirem a magia do Trail.
Apesar de não haver subidas muito longas o constante sobe e desce, através dos terrenos enlameados pela chuva que tinha caído com intensidade no dia anterior, tornou-se mais árdua de superar e obrigava a cuidados acrescidos nas descidas, aumentando consideravelmente a dificuldade.
O percurso era bastante divertido, muito bem marcado e podemos verificar que a organização teve bastantes trabalho na sua limpeza e abertura de novos trilhos, proporcionando uma bela prova com direito a tudo o que nos atrai no Trail Running, havendo partes que permitiam correr, assim como zonas mais técnicas, que obrigavam a cuidados acrescidos.
Como já referi, o Trail Longo era composto por duas voltas ao percurso e eu pessoalmente nunca tinha participado em uma prova nestes moldes e ia um pouco céptico.
Fui surpreendido pela positiva, em que apenas uma segunda passagem não permite que nos saturemos do circuito, permitindo fazer um melhor planeamento da estratégia a adotar.
Mas também origina que comecemos a sofrer por antecipação das partes mais difíceis, em que para quem gosta de desafios, acaba apenas por ser mais um obstáculo a ser superado.
Quem terminava a primeira volta era recebido com grande alegria e quem tinha que continuar, só lhe restava aproveitar essa injeção de energia para carregar as baterias e seguir em frente, com a garantia que a festa não terminava, enquanto não concluíssem todos os atletas.
Após o revigorante banho, era altura de saborear a bifana, uma cortesia da Organização, enquanto assistíamos à entrega dos prémios, aos melhores classificados dos diversos escalões.
OPraticante.pt somou pódios individuais e coletivos
OPraticante.pt alcançou o 1º Lugar por Equipas Masculino, sendo representado pelo Hélder Varanda, 4º da Geral e 1º do escalão M45, Miguel Sobral, 7º da Geral e 2º do escalão M45, Óscar Lopes, 16º da Geral e 3º do escalão M40, Nuno Lucas, 20º da Geral e 5º do escalão M50 e António Parreira, 26º da Geral e 6º do escalão M45.
Andreia Correia e Sérgio Correia vencem o Trail longo
Teve como vencedora feminina, Andreia Correia, que completou os 24Km em 02:38:22, seguida pela Tetyana Vakulyuk, com 02:43:37 e pela Idalina Marques, com 02:47:41.
O vencedor masculino Sérgio Correia, completou os 24Km, em 02:14:09, seguido pelo Paulo Correia, com 02:22:33 e pelo Paulo Roque, com 02:22:47.
No Trail curto foram vencedores Sofia Nunes e Ricardo Fonseca
A vencedora feminina foi Sofia Nunes, que completou os 12 Km em 01:20:29, seguida por Soledade Lobo, com 01:28:26 e pela Emília Silveira com 01:29:31.
Enquanto em masculinos venceu Ricardo Fonseca, que completou os 12 Km em 00:53:10, seguido pelo Bruno Nunes, com 00:57:41 e pelo Pedro Ribeiro com 01:03:23.
8ª Edição do Cork Trail
Aguardamos a 8ª Edição, e que esta parceria entre o Coruche Outdoor Adventure Club e o OPraticante.pt, que já dura há muitos anos se mantenha por muitos mais e podem contar connosco 2023.
Podes consultar todos os resultados na página da Trilho Perdido.