CORNOS, UM TRAIL EM QUE VAIS FICAR COM UNS …

Foto: Ana Ferreira

O II Trail Trilhos dos Cornos será realizado no dia 12 de Março de 2023, na Aldeia de Adões, Mealhada.

Uma organização da equipa de Trail Adões Trail, contando com o apoio do Centro Cultural e Recreativo de Adões, do Município da Mealhada, da Junta de freguesia de Barcouço, Junta de freguesia de Souselas e Botão, e da União de Freguesias de Trouxemil e Torre Vilela, de diversos patrocinadores e de OPraticante.pt como média partner.

Como a edição anterior fez superar todas as espetactivas da organização, esgotando com 850 atletas o número de inscritos, e contou com muita animação e trilhos bem desafiantes.

Fica a promessa de novos trilhos nesta edição, e muitas novidades, por isso senão queres ficar com uns… “CORNOS” efetua já a tua inscrição.

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização e de Ana Ferreira

Adões Trail

Adões Trail

Uma equipa que nasceu em Janeiro de 2020, com alguns amigos que se juntaram para “dar umas corridas” e que atualmente já conta com mais de 60 associados e atletas.

De realçar o apoio do CCR Adoes, que acolheu esta equipa na sua estrutura e assim ajudou muito no crescimento da mesma.

Durante estes três anos a equipa já conta com mais de uma centena de participações em provas de trail, entre as quais a última presença no Epic Trail Azores, onde se fez representar com 24 pessoas.

Adões pertence a Barcouço

Situada numa colina, a freguesia de Barcouço pertence ao concelho da Mealhada e encontra-se perto de grandes centros urbanos (cidades de Coimbra e Aveiro).

A freguesia é composta pelas localidades de Adões, Barcouço, Cavaleiros, Ferraria, Grada, Pisão, Quinta Branca, Rio Covo, Santa Luzia e Sargento-Mor.

Possui uma enorme riqueza gastronómica, representada por um vasto leque de restaurantes, com uma oferta diversificada que vai desde o famoso leitão à Bairrada, ao tradicional cabrito, chanfana e os grelhados que também ocupam um lugar de destaque, assim como uma riqueza vitivinícola diversificada.

Inscrições

Regulamento

Página do evento

Página da organização

Trail Trilhos dos Cornos

Este evento que vai para a segunda edição será composto por um Trail Longo com cerca de 35km, um Trail Curto com cerca de 20 Km e por um Mini Trail/Caminhada.

É uma prova que vai percorrer trilhos, caminhos em locais rurais e florestais, sempre acompanhado os mais belos trilhos da zona com muitas ribeiras e quedas de água que a caracterizam.

Com passagens pela Cascata da Várzea, Cascata de lagares, moinhos de Souselas e Marmeleira, a centenária ponte da recolha e com a passagem final no já tão conhecido baloiço dos Cornos…

“Bolo de Cornos”

É ainda uma prova que promove o bolo tradicional da Aldeia, o tão conhecido “Bolo de Cornos” e as tradições das freguesias do concelho.

Fomos esclarecidos pela organização da equipa de Adões Trail que o nome atribuído ao evento Trail Trilhos dos Cornos, é uma homenagem ao “Bolo de Cornos“, um bolo característico na aldeia de Adões.

O “Bolo de Cornos” existe há mais de 100 anos e é uma tradição da região de Barcouço.

A tradição mandava que fossem oferecidos pelos casais de noivos aos convidados.

Ainda atualmente existem boleiras que o produzem e comercializam.

Parceiros

Deixe uma resposta