CORRIDA S. TIAGO VOLTOU A CONQUISTAR ATLETAS

S. TIAGO

Foto: Bruno Batista

A Corrida S. Tiago voltou a cumprir a tradição e proporcionou mais uma manhã memorável entre Celorico de Basto e Mondim de Basto.

Na sua 11.ª edição, a prova reuniu cerca de 500 participantes entre corrida e caminhada, confirmando o crescimento de um evento que já conquistou um lugar de destaque no calendário desportivo da região.

Organizada pela AMA – Associação Mondim Atletismo, com o apoio dos Municípios de Celorico de Basto e Mondim de Basto, a prova voltou a ligar os dois concelhos através de um percurso exigente e repleto de beleza natural.

Mais do que a competição, foi o ambiente vivido ao longo da manhã que voltou a marcar quem participou.

Com partida na Praça Albino Alves Pereira, em Celorico de Basto, e meta instalada na Praça do Município, em Mondim de Basto, o tiro de partida foi dado pelos presidentes dos dois municípios, Peixoto Lima e Bruno Ferreira.

Assim começou mais uma jornada onde o atletismo voltou a ser o grande protagonista.

Fonte: Helena Santos

Leia também

S. TIAGO, CELORICO E MONDIM UNIDOS PELA CORRIDA

S. TIAGO
Foto: Bruno Batista

Um percurso que desafia e conquista

Quem já participou na Corrida S. Tiago sabe que cada edição reserva o mesmo desafio, vencer os 12 quilómetros que unem Celorico de Basto a Mondim de Basto.

Ao longo do percurso, as margens do rio Tâmega acompanham os atletas. Ao fundo, a imponência da Senhora da Graça surge como uma referência constante.

As subidas obrigam a dosear o esforço. Já as descidas permitem recuperar ritmo e acelerar em direção à meta.

Pelo meio, nunca falta o incentivo das populações locais, dos voluntários e de todos aqueles que fazem questão de transformar a passagem dos atletas num verdadeiro momento de festa.

É precisamente essa combinação entre exigência, paisagem e ambiente acolhedor que continua a fazer da Corrida S. Tiago uma prova especial.

Uma prova à qual muitos regressam ano após ano e que continua a conquistar novos participantes.

S. TIAGO
Foto: Helder Magalhães

Rúben Pires voltou a dominar

Em termos competitivos, Rúben Pires, do C.D. São Salvador do Campo, voltou a ser o grande vencedor da Corrida S. Tiago.

O atleta conquistou a terceira vitória consecutiva, cruzando a meta em 00:35:15 e confirmando o seu domínio na prova.

Luís Saraiva, do Vitória Sport Clube, terminou na segunda posição, com o tempo de 00:38:00.

Henrique Costa, atleta de Mondim de Basto e representante da Team El Comandante, fechou o pódio masculino ao concluir a prova em 00:38:42, recebendo um forte aplauso do público presente.

S. TIAGO
Foto: Helder Magalhães

Na competição feminina, Estela Melo, da União Desportiva de Várzea, foi a mais rápida e venceu com o tempo de 00:43:11.

A colega de equipa Raquel Sampaio terminou na segunda posição, em 00:43:58.

O terceiro lugar pertenceu a Sílvia Silva, do Vitória Sport Clube, que concluiu a prova em 00:4514.

Entre as distinções atribuídas pela organização, Eduardo Paquete, da Carcavelos Caravela Seguros, voltou a ser o atleta mais veterano em prova.

A mesma equipa arrecadou ainda o troféu de formação mais numerosa desta edição.

S. TIAGO
Foto: Bruno Batista

Muito mais do que uma corrida

Se os vencedores merecem destaque, a verdade é que a Corrida S. Tiago continua a ser feita por todos aqueles que aceitaram o desafio de chegar a Mondim de Basto.

Enquanto uns procuravam melhorar tempos e discutir lugares no pódio, outros aproveitaram a caminhada de oito quilómetros para desfrutar da paisagem e do convívio, num ambiente onde o espírito de entreajuda esteve sempre presente.

Ao longo da manhã multiplicaram-se os sorrisos, os incentivos entre participantes e o apoio constante do público.

Também os voluntários tiveram um papel fundamental, garantindo apoio em vários pontos do percurso e contribuindo para o ambiente acolhedor que caracteriza esta prova.

É precisamente esse espírito que faz com que muitos atletas regressem todos os anos.

S. TIAGO
Carolina Silva e Fernando Castro
Foto: Helder Magalhães

OPraticante.pt voltou a marcar presença

Parceiro media da Corrida S. Tiago, OPraticante.pt voltou também a marcar presença em competição.

Vários atletas aceitaram o desafio de percorrer esta emblemática ligação entre Celorico de Basto e Mondim de Basto.

Em destaque esteve Carolina Silva, que conquistou o segundo lugar no escalão F60, numa prestação que premiou o esforço e a dedicação ao longo dos 12 quilómetros.

Tal como ela, também Helena Santos, Hermínia Oliveira, Fernando Castro e Sandra Moreira concluíram a prova, representando com orgulho as cores do OPraticante.pt.

Foi mais uma manhã vivida em equipa, marcada pela amizade, pelo incentivo constante e pela paixão comum pelo atletismo.

S. TIAGO
Foto: Bruno Batista

Uma prova que deixa vontade de regressar

Mais uma vez, a AMA – Associação Mondim Atletismo demonstrou a qualidade da organização, proporcionando uma prova segura, bem estruturada e capaz de receber centenas de participantes num ambiente de enorme proximidade.

No final, ficaram as medalhas, as fotografias, os abraços na meta e a satisfação estampada no rosto de quem aceitou o desafio.

Acima de tudo, ficou a certeza de que a Corrida S. Tiago continua a ser uma das provas mais acarinhadas da região.

Aqui, o cronómetro conta. Mas são as experiências vividas ao longo do percurso, os reencontros e os momentos partilhados que permanecem muito para além da linha de chegada.

S. TIAGO
Foto: Bruno Batista

Com mais uma edição concluída com sucesso, a Corrida S. Tiago despede-se até 2027.

Como já é tradição, no próximo ano o percurso será realizado no sentido inverso, levando os participantes de Mondim de Basto até Celorico de Basto e proporcionando um desafio diferente aos habituais participantes.

Antes desse reencontro, a AMA – Associação Mondim Atletismo volta a ter pela frente outro grande desafio organizativo com o Grande Trail Fisgas de Ermelo, que se realiza no fim de semana de 23 a 25 de abril de 2027.

Será mais uma oportunidade para a associação voltar a mostrar a qualidade organizativa que a distingue, desta vez num dos cenários naturais mais emblemáticos do país.

Parceiros

Deixe um comentário