Daniela Reis, uma dobradinha, mas não foi fácil

Daniela Reis

Daniela Reis (Doltcini-Van Eyck Sport) juntou ontem o título nacional de fundo ao de contrarrelógio, que conquistara anteontem, em Melgaço. A corredora da região Oeste repetiu a dobradinha, que já alcançara nos Nacionais do ano passado.

Daniela Reis
Daniela Reis

Daniela Reis repetiu a dobradinha de 2018

A prova de elite feminina foi marcada por um ataque logo na primeira das quatro voltas, que juntou Daniela Reis e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) em cabeça de corrida. Com as duas ciclistas de elite esteve sempre a júnior Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ).

O momento decisivo acabaria por acontecer na subida de acesso à entrada para a última volta. Daniela Reis desferiu um poderoso ataque, que a deixou sozinha na frente da corrida. Terminaria os 88,6 quilómetros em 2h38m51s. Raquel Queirós, sub-23 de primeiro ano, foi a segunda classificada, a 2m10s. Sandra dos Santos (Eneicat) fechou o pódio de elite, a 6m19s.

Raquel Queirós, Daniela Reis e Sandra Santos

“Cumpri o objetivo, mas não foi fácil”

Cumpri o objetivo, mas não foi fácil. Hoje não estava num dia bom, a vitória foi sofrida. Tive de gerir para dar tudo na última volta. Já não corria em Portugal há um ano. Sabia que havia miúdas novas a andar muito bem. É excelente para o nosso ciclismo que haja jovens a quererem fazer o ciclismo evoluir”, afirmou Daniela Reis sobre a própria prova e sobre a oposição das rivais.

daniela reis

Daniela Campos mostrou classe

Daniela Campos mostrou classe, pedalando de igual para igual com as duas melhores de elite. Por isso concluiu os 66,1 quilómetros da prova júnior isolada, sagrando-se campeã nacional no primeiro ano nesta categoria. Rafaela Ramalho (Maiatos) foi a segunda classificada, a 10m00s, e Beatriz Martins (Bairrada), chegou na terceira posição, a 11m22s.

Todas as campeãs

Restantes escalões

Os 43,6 quilómetros da prova de cadetes foram disputados até aos metros finais. Beatriz Roxo (Maiatos) venceu com 2 segundos de vantagem sobre Beatriz Pereira (Bairrada). Sofia Gomes (Vilanovense/Coreva/Duorep) foi a terceira, a 8 segundos.

Nádia Mendes (CE Gonçalves/Azeitonense) superiorizou-se em masters 30, com 11 segundos à melhor sobre Raquel Santos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e 21 segundos para Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team), segunda e terceira, respetivamente.

Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) arrebatou o título de masters 40. Ana Azevedo foi a segunda classificada, a 17 segundos, e Rita Reis (Maiatos) encerrou os lugares de honra, a 6m35s.

Maria Jesus (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) dominou a competição de masters 50, deixando a segunda classificada, Cláudia Ribeiro (Maiatos), a 6m27s, e a terceira, Cristina Luís (Bike & Nutrition Shop), a 11m59s.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo
Fotos: João Fonseca Photographer

Parceiros